O presidente do PRB articulou aliança pelo centro como aposta na responsabilidade

Marconi Perillo e Marcos Pereira: articuladores políticos | Fotos: PSDB e PRB

O presidente do PRB nacional, o ex-ministro Marcos Pereira, foi fundamental para o Centrão decidir pelo apoio ao pré-candidato do PSDB a presidente da República, Geraldo Alckmin.

Articulador hábil, de paciência infinita, Marcos Pereira conversou com os principais líderes do Centrão. Dialogou frequentemente com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia — a nova face do DEM nacional.

A aposta de Marcos Pereira e do PRB pelo centro tem a ver com equilíbrio. Ao fechar a aliança, houve uma opção pela responsabilidade com o Brasil. Políticos radicais costumam desestabilizar a economia do país.

Um dos principais interlocutores de Marcos Pereira é o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, coordenador político da pré-campanha de Geraldo Alckmin. A mediação, em geral, é feita por Gilvan Máximo, líder do PRB que trafega na política tanto de Goiás quanto de Brasília.

Aos 45 anos, Marcos Pereira é tido pelo alto tucanato como um político confiável e sério. Mesmo sem mandato, é um dos dirigentes partidários mais ouvidos pelos líderes nacionais. Integrante da Igreja Universal, ele foi vice-presidente da TV Record. Tucanos costumam dizer, ao ouvir suas ponderações: “É o cara!”