COMPARTILHAR

Políticos de Rio Verde contam duas histórias sobre Manuel Cearense — líder do MDB no Sudoeste e uma espécie de primeiro-amigo do vice-governador Daniel Vilela (MDB) na região.

A primeira é que, ao fazer um exame de sangue, o laboratório mandou avisá-lo: “Venha urgente!”. Manuel Cearense teria saído correndo e quase bateu o automóvel. Esbaforido, teria perguntado: “Deu alguma coisa errada?”

O pessoal do laboratório respondeu: “A única coisa diferente que encontramos no seu sangue foi emedebismo”. Como estava assustado, o cearense que tem Gaúcho no sobrenome inquiriu: “É grave?”. O chefe do laboratório insistiu na brincadeira: “Mais ou menos”. Mas acabou revelando que se tratava de uma brincadeira.

A segunda história é a seguinte: Manuel Cearense é tão conhecido em Rio Verde, onde mora há 42 anos, que até as pedras e as crianças de 2 anos o conhecem. Comenta-se que, tal sua identidade com a cidade, chegou a hora de mudar seu nome para Manuel Rio-verdense.

Dada a identidade com o Estado que o acolheu, Manuel Cearense recebeu na segunda-feira, 6, na Assembleia Legislativa de Goiás, a comenda Pedro Ludovico Teixeira. A Alego aplaudiu o líder do MDB no Sudoeste.

Em 1986, dois anos depois de chegar em Goiás, Manuel Cearense foi acometido de uma paixão desmedida. Por uma mulher? Não. Pelo MDB. Naquele ano, saiu às ruas para pedir votos para Henrique Santillo (governador), Iram Saraiva e Irapuan Costa Junior (senador), Iturival Nascimento (deputado federal) e Wagner Nascimento (deputado estadual).

Um político de Rio Verde diz que tal é o entusiasmo de Manuel Cearense com o MDB que, quando chega para votar, a urna avisa: “Manuel, já sei — você vai votar no MDB”.

Manuel Cearense e Cleoneide Foto Divulgação
Manuel Cearense e Cleoneide Feitosa: o casal mais político de Rio Verde | Foto: Divulgação

Em 2022, Manuel Cearense votou em Ronaldo Caiado, do União Brasil, para governador, sobretudo porque seu vice era (e é) Daniel Vilela, filho de Maguito Vilela. “Tenho um apreço imenso pelos Vilelas, que são amigos e sabem ser leais, em quaisquer circunstâncias”. Ele pediu tanto voto para Ronaldo Caiado que as pessoas diziam: “Lá vem o Manuel do Caiado”.

Em 2024, visitou centenas, talvez milhares, de casas de Rio Verde. Sempre pedindo votos para o médico Wellington Carrijo, do MDB, que foi eleito prefeito.

Desde já, Manuel Cearense está pedindo apoio para Daniel Vilela. “Daniel assume o governo em abril de 2026 e será reeleito governador. Acredite. Está escrito nas estrelas.” Ele vai pedir votos para Daniel Vilela, Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado, Paulo do Vale e Lucas do Vale. É seu quinteto fantástico.

Amigos asseguram que Manuel Cearense é o popular “Boca Boa”. Se diz que um político vai ganhar é muito difícil que perca uma eleição.

Para homenagear o mais goiano dos cearenses de Rio Verde, a Assembleia Legislativa decidiu torná-lo cidadão goiano (oficializar o que já é na prática). A Alego já aprovou e o governador Ronaldo Caiado — que Manuel Cearense defende para presidente da República — já sancionou o título. Agora só falta marcar a data.

Manuel Cearense é casado com a professora goiana Cleoneide Feitosa e é pai de três goianos e tem um neto (um de seus orgulhos). Consta que o goiano do Ceará tem três amores: Cleoneide, o mais forte, Rio Verde e o MDB. É seu trisal, digamos. (E.F.B.)