Lula e o PT planejam eleger Delúbio Soares para deputado federal em Goiás

09 agosto 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O presidente Lula da Silva teria pedido empenho total do PT na operação para tentar eleger dois políticos, que estavam esquecidos, para deputado federal.
Os “abençoados” são José Dirceu e Delúbio Soares. O primeiro, advogado, de São Paulo e o segundo, professor de Matemática, de Goiás.

Um petista diz que Lula da Silva aposta que Goiás enviará pelo menos três deputados federais para a Câmara em 2026. “Um deles será Delúbio Soares, que terá total apoio do PT, inclusive e sobretudo financeiro. Lula acredita que Delúbio sofreu muito e sempre se manteve leal, sem denunciar seus aliados”, afirma o red.
Mais ambicioso do que Lula da Silva, o PT de Goiás aposta que poderá eleger até quatro deputados federais: Adriana Accorsi, Delúbio Soares, Edward Madureira e Rubens Otoni.
Adriana Accorsi e Rubens Otoni, até por serem deputados federais, são os nomes mais viáveis. Há quem postule que, mais uma vez, o PT goiano só vai eleger a dupla.
Porém, dependendo da votação de Delúbio Soares e do vereador Edward Madureira, o PT poderá eleger mais um deputado. Qual dos dois?

Um grupo de petistas — que inclui o ex-deputado Luis Cesar Bueno — aposta no ex-tesoureiro do PT. “Porque está conquistando apoios no e fora do PT”, dizem aliados, como o celebrado advogado Sebastião Ferreira Leite (outro amigo de Lula da Silva em Goiás). Ligado a José Dirceu, José Aparecido segue Ferreira Leite e postula que eleger Delúbio Soares é fazer justiça a um “político do bem”.
Mas outro grupo aposta que Edward Madureira, por ser vereador em Goiânia e por sua presença mais intensiva na política do Estado, nos últimos dez anos, é um postulante mais forte. “Edward será o terceiro deputado do PT em Goiás”, assinala um petista da Universidade Federal de Goiás. “Sua expressiva votação para prefeito na capital de 1,4 milhão de eleitores indica que terá uma grande votação em 2026.”
Enfim, o recado de Lula da Silva foi claríssimo: “Elejam Delúbio para deputado”. Não se sabe se usou tais palavras, mas a mensagem é bem expressa por elas. (E.F.B.)