COMPARTILHAR

Qual é o projeto político do senador Jorge Kajuru, do PSB, para 2026? Não se sabe com exatidão.

Há quem postule que Kajuru pode começar 2027 como jornalista esportivo ou jornalista político em alguma rádio tradicional ou num veículo inovador da internet — no YouTube, por exemplo.

Porém há aliados de Kajuru que garantem que ainda não desistiu da disputa para o Senado. Só estaria esperando o jogo ficar mais claro para se definir.

Um aliado sugere que Kajuru está esperando para ver se o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela — pré-candidato a governador pelo MDB — fecharão uma aliança com o PL do senador Wilder Morais, do deputado federal Gustavo Gayer e do vereador Major Vitor Hugo.

No caso de uma aliança da base governista com o PL, com dois candidatos a senador — Gracinha Caiado, pelo União Brasil, e Gustavo Gayer ou Major Vitor Hugo —, Kajuru não terá chance alguma de enfrentar uma chapa tão forte.

Por isso, sugere o aliado, poderá disputar mandato de deputado federal.

Entretanto, se o PL lançar Wilder Morais para governador, com o lançamento de dois candidatos a senador, como Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo, Kajuru poderá colocar seu nome na disputa.

Na semana passada, numa conversa com políticos de Brasília, o Jornal Opção apurou que o presidente Lula da Silva, do PT, poderá bancar Kajuru para governador de Goiás.

Por que Lula da Silva faria isto? Porque quer ter um palanque forte e aguerrido em Goiás. Até o momento, de acordo com as fontes ouvidas, numa sala do Congresso, o presidente tem percebido que o PT de Goiás não conseguiu montar uma chapa para governador e senador.

Por isso, Lula da Silva pode acabar convencendo Kajuru a ser o seu candidato. “Antes um palanque barulhento, como certamente será o de Kajuru, do que um palanque modorrento, como foi o de 2022”, afirma uma das fontes.

De acordo com uma das fontes, Kajuru ainda não foi consultado a respeito, mas será, em breve.

Mas o senador não estaria “brigado” com Lula da Silva? “Qual nada. Os dois se adoram. É briga circunstancial de amigos e aliados”, assinala a fonte. “O governo de Lula precisa mesmo atendê-lo bem.”

Uma das fontes, próxima de Lula da Silva, afirma que o presidente sabe que, de Goiás, sairá o candidato a presidente da República mais ideológico e consistente.

“O presidente já sentiu que Caiado opera na linha da segurança pública e da economia, áreas problemáticas para o governo federal. Por isso, precisa bancar um candidato que saiba debater e seja verbalmente agressivo e corajoso.”

Há um porém: Kajuru é amigo de Ronaldo Caiado. Por isso, pode até ser candidato a governador, mas não irá atacar o governador. Ele considera Ronaldo Caiado como um irmão. (E.F.B.)