Luiz Stival pode ser o grande adversário de Edinho do Posto em Nerópolis

26 novembro 2023 às 00h01

COMPARTILHAR
Em tom de brincadeira, um auxiliar do prefeito Gil Tavares disse para um repórter: “Parece que Nerópolis tem mais pré-candidatos a prefeito do que eleitores”.
Blague à parte, o município tem pelo menos oito pré-candidatos declarados a prefeito, em ordem alfabética: Edinho do Posto (Edson Soares de Paula), do PSDB, Fabiano da Saneago, Geyciane Rosa de Oliveira, Jones Rodrigues, do Podemos, Luiz Alberto Franco Araújo, do PSD, Luiz Stival, do Agir, Rodrigo Zani, do PT, Zé Roberto Silva, do PSD.

Três dos oito arrolados são ligados ao prefeito Gil Tavares: Geyciana Rosa (secretária de Saúde), Luiz Alberto (vice-prefeito) e Zé Roberto (secretrário de Comunicação). Deles, especula-se que o mais ligado ao gestor municipal é Zé Roberto. O menos ligado seria o vice-prefeito.
Pesquisas apontam Edinho do Posto em primeiro lugar. Porém, falta grupo ao empresário. Se for sozinho, sem o apoio do senador Wilder Morais — dificilmente terá o apoio de Gil Tavares —, poderá começar em primeiro e terminar em segundo, como no pleito passado. Em 2020, Gil Tavares foi eleito com 49,51% dos votos válidos e o empresário obteve 39,86%.

Luiz Stival: tudo pelo social
A novidade do pleito é a presença de Luiz Stival, ex-prefeito de Nova Veneza e considerado um gestor eficiente.
Ouvido pelo Jornal Opção, Luiz Stival confirmou que vai disputar a Prefeitura de Nerópolis. Ele afirma que a história de que é “estrangeiro” não pega nele — até porque muitos políticos que circulam na cidade são de outras paragens. “Parte de minha família mora e tem propriedades em Nerópolis. Nova Veneza e Nerópolis, por sinal, são cidades conectadas”, afirma.

Luiz Stival, embora filiado ao Agir, tem sido procurado por líderes de três partidos políticos. Por enquanto, prefere ficar no Agir, desde que o partido lhe assegure que poderá ser candidato a prefeito em Nerópolis.
“Mantenho bom relacionamento com o prefeito Gil Tavares, mas sei, claro, que ele tem seu próprio grupo e, por isso, terá um candidato a prefeito. Estou bem nas pesquisas de intenção de voto. Apareço atrás apenas de Edinho do Posto, mas na margem de erro, com a vantagem de que minha rejeição é ínfima e a dele é alta. Edinho não entra nas camadas mais humildes, não sei os motivos. Sinto que há um clamor por mudança e por um postulante que tenha currículo de gestor e trabalho realizado no campo social, como moradia e saúde. Há um detalhe curioso: os pré-candidatos apoiado por Gil Tavares não aparecem nas primeiras colocações”, assinala Luiz Stival, o Luizinho.

Na eleição de 2022, Luiz Stival disputou mandato de deputado federal e obteve 629 votos em Nerópolis e foi o quinto mais votado na cidade. “Considerando que não tinha uma grande estrutura local, foi uma votação expressiva.”
Na campanha, Luiz Stival vai concentrar seu discurso na questão social, notadamente na área de moradia. “Na área de saúde, quero ser a continuidade da gestão de Gil Tavares. Não se deve mexer naquilo que funciona, exceto para aperfeiçoar.” (E.F.B.)