Lissauer pode derrotar Jacqueline e Zaiden pode derrotar Vieira para deputado em 2026

05 julho 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Quase todos os políticos de Rio Verde são representantes do Agro — uns mais, outros menos.
Na lista de defensores do Agro estão: Jacqueline Zaiden (PSDB), Lissauer Vieira (PL), Lucas do Vale (MDB), Marussa Boldrin (MDB) e Nayara Barcelos (PSD).
Os cinco são pré-candidatos a deputado estadual. Ou melhor, embora esteja cotada para a disputa — dado o fato de que o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, deverá apoiar Pedro Sales, presidente da Groinfra, para deputado federal —, Marussa Boldrin tem dito que será candidata à reeleição, o que, claro, é um direito da parlamentar.

A eleição para prefeito em 2024, há menos de um ano, deu um recado claro para os políticos locais.
O candidato apoiado pela maioria do Agro em Rio Verde foi o médico Wellington Carrijo (MDB) — eleito com 62,67% dos votos válidos (69.209 votos). Lissauer Vieira, que se apresenta como político “do” Agro, obteve apenas 22,46% dos votos (24.805). Uma diferença de 44.404 votos para o candidato apoiado pelo ex-prefeito Paulo do Vale (União Brasil) e Lucas do Vale (MDB).
A tendência é que o candidato do Agro para deputado estadual seja Lucas do Vale? Talvez sim.
De fato, Jacqueline Zaiden e Lissauer Vieira mantêm ligações com o Agro. Não se pode sugerir que não representam o setor. Porém, apesar da força substancial dos produtores rurais, Rio Verde é mais do que eles. Portanto, é preciso conquistar outros eleitores — a maioria ou parte significativa deles — se o candidato quiser ser realmente eleito.

Ante a força de Lucas do Vale — derivada de seu trabalho substantivo na Assembleia e do apoio de Paulo do Vale, seu pai e político mais importante do Sudoeste goiano, e do prefeito Wellington Carrijo —, Jacqueline Zaiden e Lissauer Vieira terão de competir entre si pelo segundo posto. E têm de torcer para que Marussa não entre na disputa para deputada estadual.
De alguma maneira, pode-se dizer que, se candidata, Jacqueline Zaiden pode “derrotar” Lissauer Vieira e que, se Lissauer Vieira for candidato, poderá “derrotar” Jacqueline Zaiden. Noutras palavras, os dois podem se derrotar. Porque um retira voto do outro.
Se quiserem ser eleitos, tanto Jacqueline Zaiden quanto Lissauer Vieira terão de ir atrás de eleitores em outras cidades — o que não será fácil. Porque, assim como em Rio Verde, o espaço estará ocupado.
Mineiros terá, no mínimo, duas candidatas ao Parlamento estadual: a deputada Rosângela Rezende (Agir) e Ana Paula Rezende (MDB), mulher do prefeito Aleomar Rezende. Jataí terá ao menos dois candidatos. Um deles terá o apoio do prefeito Geneilton Assis (PL).
Então, as coisas não serão fáceis nem para Jacqueline Zaiden — a candidata de Marconi Perillo — nem para Lissauer Vieira. São bons candidatos? São. Mas precisam ser realistas. (E.F.B.)