Kassab pode retirar Vanderlan do comando do PSD. Mas falta um substituto com projeto
06 dezembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O PSD não tem chapa para deputado federal em Goiás. Não tem nenhum nome consistente. O deputado federal do partido, Ismael Alexandrino, está com um pé no PL e se tornou aliado do deputado federal Gustavo Gayer, que será candidato a senador em 2026.
No momento, com o apoio de Joaquim Liminha, ex-vereador em Anápolis, Vanderlan Cardoso está tentando articular uma chapa de candidatos a deputada federal. Joaquim Liminha opera atrair Francisco Júnior e Vilmar Rocha, ambos ex-deputados federais. Mas os dois têm uma resistência imensa ao senador. Francisco Júnior, por sinal, tende a sair do PSD e se filiar ao MDB do pré-candidato a governador Daniel Vilela.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, exige, em todos os Estados, que o partido tenha chapas consistentes para deputado federal.
Por que Kassab prioriza chapas para deputado federal? Porque é a quantidade de deputados federais que define se o partido terá mais fundo partidário, fundo eleitoral e tempo no programa gratuito de televisão.
Pragmático, Kassab admite retirar Vanderlan Cardoso da presidência do PSD em Goiás? É provável. Mas quem colocar em seu lugar? O substituto terá condições de lançar uma chapa competitiva para deputado federal?

Até agora não apareceu o nome adequado para substituir Vanderlan Cardoso. Chegou-se a falar no presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, José Mário Schreiner — um dos principais representantes do Agro no Estado.
Schreiner e Kassab chegaram a conversar. O projeto de Schreiner é ser vice de Daniel Vilela. O de Kassab é lançar candidatos a deputado federal. Se encontrarem um denominador comum, o partido será repassado ao líder do Agro em Goiás. Ou a Ismael Alexandrino ou a Vilmar Rocha…

Se Vanderlan Cardoso cair da presidência do PSD, mesmo sendo senador — o que conta pontos em Brasília —, o PSD conseguirá lançar uma chapa competitiva a deputado federal? Um membro do PSD acredita que sim. “Se Vanderlan sair do comando, há a possibilidade de termos uma chapa com Gustavo Mendanha (ou sua mulher, Mayara), Vilmar Rocha, Francisco Júnior, Ismael Alexandrino e Marussa Boldrin para deputado federal.”
Por que Marussa Boldrin, que está no MDB e teria negociação com o PSDB de Marconi Perillo, via Vivaldo Guimarães? “Marussa é ligada a Schreiner. Então, se o presidente da Faeg se filiar ao PSD, há a possibilidade e de a parlamentar segui-lo”, diz a fonte.

O fato é que Kassab cobra dos querem assumir o PSD um projeto que parece simples mas é complexo: a formatação de uma chapa de candidatos a deputado federal. Quem apresentá-la, pode levar o comando do partido. Chegou-se a falar em Thiago Peixoto para presidente do PSD. Mas o ex-deputado federal é secretário de Educação em Florianópolis. Outros apostam numa aliança entre Schreiner, Vilmar Rocha, Francisco Júnior, Samuel Almeida e Ismael Alexandrino para retomar o partido. (E.F.B.)
