Agora é pra valer: o senador Jorge Kajuru, do PSB, não será candidato em 2026. Nem a senador. Nem a deputado federal. Nem a deputado estadual. A partir de 2027, voltará, possivelmente, ao mercado jornalístico. Há convites para o jornalismo político e para o jornalismo esportivo.

A desistência da política (e não só da disputa) se deve a três motivos. Por sinal, conectados.

1

Primeiro, a saúde. É o impeditivo principal. Kajuru precisa cuidar com atenção da saúde e uma campanha eleitoral num Estado tão grande quanto Goiás — maior do que Cuba, Portugal e Israel juntos — exige muito esforço físico.

2

Segundo, a política não anima mais o senador, que, sendo um político decente, não se entusiasma em conviver com fisiologistas tanto no quanto fora do Senado.

3

Terceiro, embora tenha feito um bom trabalho para Goiás, notadamente na área de saúde, Kajuru teria percebido que não tem chance de ser eleito.

De acordo com um membro do PSB, o jornalista sabe que os favoritos para o Senado são Gracinha Caiado e Gustavo Gayer. Ele não aparece bem nem mesmo quando é confrontado com o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (PSD).

“Ele só supera Zacharias Calil, que é muito fraco”, afirma a fonte socialista. (E.F.B.)