José Roberto Arruda deve se filiar ao PSD e pode surpreender Celina Leão
25 outubro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O cenário da política do Distrito Federal começa a ficar complicado para a vice-governadora Celina Leão, do pP, que planeja ser candidata a governadora.
O céu, que parecia de brigadeiro, ficou, de repente, nublado para Celina Leão. “Não vou estranhar se Celina começar como Leão e terminar como gatinha, quer dizer, menor do que no início”, diz um deputado federal.

É que o ex-governador José Roberto Arruda, livre das velhas pendências judiciais, surge como um adversário temível.
O engenheiro José Roberto Arruda, que foi considerado um governador eficiente, deixou o PL, recentemente, e está articulando a filiação num partido que lhe garanta fundo eleitoral e tempo na televisão. A legenda mais cobiçada é a do PSD de Gilberto Kassab.

José Roberto Arruda vai abrir um escritório político em Brasília e opera, neste momento, a formatação de um grupo político para articular sua campanha eleitoral.
O governador Ibaneis Rocha deve apoiar Celina Leão, que começou bem e está se desidratando. Mas ainda lidera, de acordo com pesquisas de intenção de voto. José Roberto Arruda, se formatar um grupo consistente, pode acabar superando-a. Acrescente-se que é um profissional da política.

Para o Senado, os favoritos são Michelle Bolsonaro, do PL, e Ibaneis Rocha, do MDB (mas de saída). O deputado federal Fred Linhares, do Republicanos, pode surpreender Ibaneis Rocha, retirando-o do páreo e ficando com a vaga de senador. Ele é popular.

A senadora Leila do Vôlei, do PDT, aparece bem nas pesquisas, atrás de Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha, mas com intenção de voto expressiva. Políticos experimentados de Brasília dizem que pode acabar ficando com uma das vagas para o Senado. “Uma chapa com José Roberto Arruda e Leila do Vôlei será muito forte”, afirma um deputado. Resta saber se o centro, José Roberto Arruda, e a esquerda, Leila do Vôlei, vão compor.”

A deputada federal Bia Kicis pode ser candidata à reeleição, mas o que quer mesmo é disputar mandato de senadora.

Ninguém no PL considera que Izalci Lucas tem condições de figurar na chapa majoritária — exceto como suplente de senador. (E.F.B.)
