José Nelto diz que o Judiciário precisa ser defendido, pois não é a Geni do Brasil

31 março 2019 às 00h00

COMPARTILHAR
O deputado federal afirma que o Judiciário e o Legislativo são pilares da democracia e que as ditaduras apreciam submeter os poderes autônomos

O deputado federal José Nelto (Podemos) afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é uma “tragédia”. “Não se precisa do PT para fazer oposição. Porque ele próprio faz oposição ao seu governo, inclusive criando inimigos imaginários que acabarão se tornando adversários reais. O bumerangue verbal de Bolsonaro está sempre acertando sua cabeça. Estou preocupado com a crise do Poder Judiciário. A sociedade precisa apoiá-lo, pois há uma campanha para desmoralizá-lo. Estão atingindo inicialmente o Supremo Tribunal Federal, que é a nossa Suprema Corte, depois vão atacar a Justiça inteira. Estão atacando também, de maneira coordenada, o Legislativo. O objetivo é desmoralizar os dois poderes para o Executivo reinar sozinho. Não vou dizer que Jair Bolsonaro e Sergio Moro querem implantar uma ditadura no país, com os demais poderes se submetendo. Mas é preciso ficar atento porque as ditaduras começam atacando a Justiça e o Legislativo — que são pilares da democracia. O STF não pode ser apresentado como a ‘Geni” do país. A sociedade não pode e não deve aceitar isto.”

José Nelto sustenta que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), é um político bem-intencionado. “Rodrigo é reformista e quer o melhor para o Brasil, mas é atacado diariamente, e de maneira injusta, tanto por Jair Bolsonaro quanto por seus filhos e aliados. Não há motivo para atacá-lo, porque, como presidente de um poder, tem o dever de defender sua autonomia. Na verdade, querem desmoralizar o Legislativo, até para esconder os equívocos e fracassos do Executivo. Nas próximas semanas, o Brasil assistirá a formatação de um movimento em defesa da Justiça. Vários segmentos da sociedade vão patrociná-lo.”