José Mário Schreiner pode ser vice de Daniel Vilela pelo PL?
22 novembro 2025 às 22h57

COMPARTILHAR
Comenta-se que o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), ex-deputado federal José Mário Schreiner, deve ser o vice do pré-candidato a governador pelo MDB, Daniel Vilela.
De fato, Schreiner é o Lando Norris do momento. Largou em primeiro e se mantém em primeiro. Mas há um problema.

Schreiner é filiado ao MDB e o vice tende a ser de outro partido, como o União Brasil. Porque o vice precisa agregar, além do nome e de seus méritos, a força de um partido. Porque, junto, chega mais tempo de televisão e dinheiro do fundo eleitoral.
O ex-parlamentar é cotado para se filiar ao União Brasil do governador Ronaldo Caiado. Mas há também a possibilidade de se filiar ao PL do deputado federal Gustavo Gayer e do senador Wilder Morais. Aí seria um vice ainda mais substancial.

7 outros vices para Daniel Vilela
O vice de Daniel Vilela ainda não está definido. Até porque será escolhido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que ainda não se definiu. O fará, certamente, em 2026, entre março e abril, assim que forem definidas as filiações partidárias.
Vale sublinhar que há outros nomes e nenhum deles está descartado. Porque são técnicos e políticos qualificados: Adriano Rocha Lima (União Brasil), Bruno Peixoto (UB), Diego Sorgatto (UB), Gustavo Mendanha (PSD), Luiz Carlos do Carmo (Podemos), Paulo do Vale (UB) e Pedro Sales (UB).

Adriano Rocha Lima é responsável pelos principais traços de modernidade do governo de Ronaldo Caiado.
Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, planeja disputar mandato de deputado federal. Mas seu nome é citado para vice.

Pedro Sales é o técnico que está reconstruindo e construindo a infraestrutura de Goiás. A excelência de seu trabalho, na recuperação das rodovias goianas, ainda não foi mostrada de maneira ampla pela mídia. A espessura do asfalto que se faz hoje em Goiás garante uma durabilidade nunca vista antes. Em algumas rodovias, chega-se a usar concretro.
Ressalve-se que Pedro Sales tem dito aos aliados que será candidato a deputado federal.

Luiz Carlos do Carmo, ex-deputado e ex-senador, é um político experimentado. Seu grande trunfo é o apoio da Igreja Assembleia de Deus.
Reeleito em Luziânia, a cidade mais próspera e de maior eleitorado do Entorno do Distrito Federal, dificilmente o prefeito Diego Sorgatto deixará a gestão municipal.

Gustavo Mendanha planeja disputar mandato de senador — pelo PSD ou por outro partido. Mas, como tem força política — representa Aparecida de Goiânia, a segunda cidade com mais eleitores de Goiás —, seria um vice consistente. Sozinha, tem quase a metade dos eleitores do Entorno de Brasília.
Paulo do Vale, considerado um dos melhores prefeitos da história de Rio Verde — uma espécie de novo Paulo Roberto Cunha —, é apontado como um vice que agrada todo o Sudoeste goiano e, como Schreiner, o Agro.
Em Rio Verde comenta-se que Paulo do Vale será candidato a deputado estadual. (E.F.B.)
