Dois petistas ligaram para a redação e pediram para tomar um café com o editor da coluna Bastidores. “Lemos uma nota do jornal e queremos acrescentar algumas informações relevantes”, disseram.

No café, na Nova Suíça, os petistas disseram que há “um desejo, por parte da militância, de lançar um candidato do PT a governador”.

De acordo com um deles, “o melhor nome é o do professor Edward Madureira, que, além de ex-reitor da Universidade Federal de Goiás — o que comprova que tem experiência como gestor —, é vereador em Goiânia”.

Lula da Silva e Edward Madureira: garantia de palanque presidenciável em Goiás | Foto: Divulgação

Mas Edward Madureira não tem uma eleição praticamente garantida para deputado federal? “Na verdade, ninguém tem eleição garantida, tanto que Edward foi candidato duas vezes para deputado federal e não ganhou. Agora, por certo, está mais fortalecido. Mas, se o PT eleger dois deputados, possivelmente um deles não será Edward. O mais certo é que sejam eleitos Adriana Accorsi e Rubens Otoni, até porque já são deputados e mantêm ligações com políticos de todo o Estado”, afirma o petista que já teve mandato.

O petista que já foi dirigente partidário afirma que, “como Adriana Accorsi já perdeu várias vezes para a Prefeitura de Goiânia, talvez tenha chegado a hora de lançar Edward. Ele, por ter sido gestor da UFG, talvez tenha maior aceitação para prefeito”.

WhatsApp Image 2025-07-07 at 11.56.12
Adriana Accorsi: militância cobra mais diretórios e comissões provisórias no interior? | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Em seguida, os petistas explicam que convocaram o repórter para apresentar suas opiniões sobre a possível candidatura de José Eliton bancado pelo PT, mas filiado a outro partido.

“Pelo que estou sabendo, se a deputada Flávia Morais confirmar a saída do PDT, José Eliton pode ser candidato a governador pelo partido, com o apoio de Carlos Lupi”, afirma o ex-dirigente petista. “Há, claro, o PSB. Mas Elias Vaz está muito próximo do pré-candidato do MDB a governador, Daniel Vilela. Já o Partido Verde não tem nem tempo de televisão nem fundo eleitoral.”

“Nosso grupo receia que José Eliton seja uma espécie de laranja de Marconi Perillo e não um político independente. Ele também está excedendo nas exigências para o ser o candidato que vai armar o palanque para o presidente Lula em Goiás”, anotam, falando juntos, os petistas.

José Eliton e marconi Perillo
José Eliton e Marconi Perillo: teme-se que seja laranja do tucano | Foto: Instagram

“Nós precisamos de um candidato que seja capaz de mobilizar a sociedade e promova um debate de alto nível. É preciso saber se José Eliton, que até ontem era conservador, vai defender nossas ideias progressistas”, frisam os petistas.

“Mas nada temos de pessoal contra José Eliton. Se o PT optar por bancá-lo, iremos juntos. Pelo que sabemos, os deputados Rubens Otoni e Bia de Lima e Olavo Noleto são os mais empolgados com a candidatura de José Eliton”, ressalta a dupla red.

Os petistas cobram “mais ação” da presidente do PT, Adriana Accorsi. “Faltam comissões provisórias e diretórios em vários municípios de Goiás. O PT centrou fogo em Goiânia e Anápolis, por causa de Adriana Accorsi e Antônio Gomide, e esqueceu o interior.”

Os petistas retomam a questão da uma possível candidatura de Edward Madureira. “Uma candidatura de Edward mobiliza e empolga as lideranças e a militância do PT. Com um postulante do PT, a campanha de Lula em Goiás será mais ativa, participante. A gente vai pra cima.” (E.F.B.)