José Eliton pode ser candidato a governador pelo PDT… com o apoio do PT
13 dezembro 2025 às 22h09

COMPARTILHAR
Dois petistas ligaram para a redação e pediram para tomar um café com o editor da coluna Bastidores. “Lemos uma nota do jornal e queremos acrescentar algumas informações relevantes”, disseram.
No café, na Nova Suíça, os petistas disseram que há “um desejo, por parte da militância, de lançar um candidato do PT a governador”.
De acordo com um deles, “o melhor nome é o do professor Edward Madureira, que, além de ex-reitor da Universidade Federal de Goiás — o que comprova que tem experiência como gestor —, é vereador em Goiânia”.

Mas Edward Madureira não tem uma eleição praticamente garantida para deputado federal? “Na verdade, ninguém tem eleição garantida, tanto que Edward foi candidato duas vezes para deputado federal e não ganhou. Agora, por certo, está mais fortalecido. Mas, se o PT eleger dois deputados, possivelmente um deles não será Edward. O mais certo é que sejam eleitos Adriana Accorsi e Rubens Otoni, até porque já são deputados e mantêm ligações com políticos de todo o Estado”, afirma o petista que já teve mandato.
O petista que já foi dirigente partidário afirma que, “como Adriana Accorsi já perdeu várias vezes para a Prefeitura de Goiânia, talvez tenha chegado a hora de lançar Edward. Ele, por ter sido gestor da UFG, talvez tenha maior aceitação para prefeito”.

Em seguida, os petistas explicam que convocaram o repórter para apresentar suas opiniões sobre a possível candidatura de José Eliton bancado pelo PT, mas filiado a outro partido.
“Pelo que estou sabendo, se a deputada Flávia Morais confirmar a saída do PDT, José Eliton pode ser candidato a governador pelo partido, com o apoio de Carlos Lupi”, afirma o ex-dirigente petista. “Há, claro, o PSB. Mas Elias Vaz está muito próximo do pré-candidato do MDB a governador, Daniel Vilela. Já o Partido Verde não tem nem tempo de televisão nem fundo eleitoral.”
“Nosso grupo receia que José Eliton seja uma espécie de laranja de Marconi Perillo e não um político independente. Ele também está excedendo nas exigências para o ser o candidato que vai armar o palanque para o presidente Lula em Goiás”, anotam, falando juntos, os petistas.

“Nós precisamos de um candidato que seja capaz de mobilizar a sociedade e promova um debate de alto nível. É preciso saber se José Eliton, que até ontem era conservador, vai defender nossas ideias progressistas”, frisam os petistas.
“Mas nada temos de pessoal contra José Eliton. Se o PT optar por bancá-lo, iremos juntos. Pelo que sabemos, os deputados Rubens Otoni e Bia de Lima e Olavo Noleto são os mais empolgados com a candidatura de José Eliton”, ressalta a dupla red.
Os petistas cobram “mais ação” da presidente do PT, Adriana Accorsi. “Faltam comissões provisórias e diretórios em vários municípios de Goiás. O PT centrou fogo em Goiânia e Anápolis, por causa de Adriana Accorsi e Antônio Gomide, e esqueceu o interior.”
Os petistas retomam a questão da uma possível candidatura de Edward Madureira. “Uma candidatura de Edward mobiliza e empolga as lideranças e a militância do PT. Com um postulante do PT, a campanha de Lula em Goiás será mais ativa, participante. A gente vai pra cima.” (E.F.B.)

