José Eliton ou Adriana Accorsi: qual vai ser o candidato da esquerda a governador de Goiás?

04 outubro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Há uma queda de braço pelo controle do PSB em Goiás? Uma fonte diz que não. Elias Vaz, sublinha, continuará na liderança do partido — que vai apoiar a candidatura de Daniel Vilela a governador do Estado pelo MDB. Assim como o senador Jorge Kajuru, do partido, tende a apoiar a postulação do vice-governador.
Porém, uma segunda fonte afirma que José Eliton — ligado ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — pode ser candidato a governador de Goiás pelo PSB, com o apoio do PT dos deputados federais Rubens Otoni e Adriana Accorsi.

A fonte enfatiza que, “embora aliados e amigos, José Eliton não concorda com a guinada à direita de Marconi Perillo (PSDB). Por isso, agora e em 2026, seguirá com o presidente Lula da Silva”.
Procurado pelo Jornal Opção, um petista disse: “O que nós queremos é armar um palanque para o presidente Lula em Goiás. Por isso, concordamos que José Eliton pode ser um bom candidato a governador, com um vice do PT e a vereadora Aava Santiago para senadora”.
A fonte sugere que Aava Santiago, cansada de carregar o caixão do PSDB, vai se filiar ao Partido Verde. Entretanto, um repórter do Jornal Opção procurou a vereadora, que disse não ter mantido conversações com o PV.

Um segundo petista disse ao Jornal Opção que, se Lula da Silva garantir um ministério para Adriana Accorsi, a deputada irá para o sacrifício e disputará o governo do Estado. “Adriana entusiasmou-se com as pesquisas recentes. Em algumas delas, aparece na frente do senador Wilder Morais, pré-candidato do PL.”
Há quem postule que, se Adriana Accorsi não for candidata a deputada federal, o PT acabará elegendo apenas um deputado federal — Rubens Otoni.
Edward Madureira, do PT, não se entusiasma com a proposta de disputar o governo do Estado. O vereador e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás vai disputar mandato de deputado federal. (E.F.B.)