José Eliton deve ser o candidato bancado pelo PT. Só falta definir o partido
06 dezembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
A presidente do PT em Goiás, a deputada federal Adriana Accorsi, estaria articulando a candidatura a governador de Edward Madureira, vereador do partido em Goiânia.
Entretanto, Edward Madureira é pré-candidato a deputado federal e integrantes do PT avaliam que é o melhor projeto para o partido. Porque, com o ex-reitor da UFG no páreo, abre-se a possibilidade de o PT eleger três deputados federais.
É dado como certo, na avaliação de petistas, que o PT poderá eleger para deputado federal Adriana Accorsi, Rubens Otoni e Edward Madureira. Delúbio Soares também é considerado como um nome forte, ou seja, está no páreo para a terceira vaga.
Petistas ouvidos pelo Jornal Opção sustentam que o advogado José Eliton será o candidato a governador bancado pelo PT. “Não há Marconi Perillo no jogo. José Eliton é o Plano A e o Plano B do PT para o governo de Goiás”, afirma uma fonte categorizada do petismo.

De acordo com o petista, “José Eliton é cuidadoso, correto e generoso. Ele admite que, se a orientação for de apoio integral, será candidato. Se temos um candidato, por que ‘sacrificar’ o Professor Edward? Racional é apostar no ex-governador e não enfraquecer a chapa de candidatos a deputado federal”.
Mas José Eliton quer mesmo ser candidato? “Quer e não há nenhuma rejeição por parte do pessoal do PT. Precisamos ser realistas.”
O que José Eliton quer, segundo o petista, é ser apresentado como o candidato de Lula da Silva a governador de Goiás. “Então, insisto: o PT quer que José Eliton seja o seu candidato a governador. Porque é importante para o partido e para a reeleição do presidente Lula.”
Se candidato a governador, José Eliton quer um vice do PT. “Para ficar claro que terá o apoio de Lula. Ele quer ser o candidato de Lula em Goiás.”
José Eliton vai se filiar em qual partido? Ainda não está definido. O PSB, sob o controle de Elias Vaz, tem compromisso firmado com o pré-candidato do MDB a governador, Daniel Vilela. “Mas o vice-presidente Geraldo Alckmin tem voz ativa no PSB e, como tem bom relacionamento com José Eliton, pode acabar operando para lhe passar o comando partidário em Goiás. Há também a possibilidade de se filiar ao PDT, na hipótese de a deputada federal Flávia Morais deixar o partido, em março.”
A chapa do Senado terá, pelo PT, possivelmente Luis Cesar Bueno. Há quem postule que Aava Santiago pode ser candidata a senadora pelo Partido Verde (e até pelo PSB). Frise-se que a vereadora tem dito que será candidata a deputada federal. Ela é filiada ao PSDB e muito ligada ao ex-governador Marconi Perillo, o pré-candidato do partido ao governo do Estado. (E.F.B.)
