Joel Santana Braga Filho pode assumir a superintendência da Codevasf em Goiás

19 fevereiro 2023 às 00h01

COMPARTILHAR
O secretário da Indústria e Comércio do governo de Goiás, Joel Santana Braga Filho, é bem avaliado pelo governo. Seu cargo, porém, é do pP do ex-ministro Alexandre Baldy. Portanto, apesar da possibilidade de Joel Santana permanecer no governo, há também a possibilidade de sair. Há quem postule que pode ir para a Secretaria de Desenvolvimento Social (conta com apoios relevantes, até decisivos). O que se sabe é que, no primeiro escalão, o Progressistas terá apenas um nome, possivelmente o de Alexandre Baldy (presidente do partido), que tanto pode assumir a presidência da Agehab quanto da Saneago.
Porém, pessoas ligadas ao ministro da Integração Nacional, Walder de Góes (União Brasil), estariam dizendo que Joel Santana poderá ser indicado para a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba em Goiás. No momento, a Codevasf é comandada pelo ex-prefeito de Inhumas Abelardo Vaz — por indicação de Vanderlan Cardoso (PSD). Os dois não são sócios — são, isto sim, amigos (quando o ex-prefeito estava com depressão, o senador estendeu-lhe a mão e o arrancou do fundo do poço) e aliados políticos.

Como o senador decidiu apoiar o governo do presidente Lula da Silva — tanto que votou em Rodrigo Pacheco, do PSD, para presidente do Senado, contrariando a orientação do bolsonarismo —, Abelardo Vaz deve ser remanejado para outra diretoria. Frise-se que Vanderlan Cardoso luta para mantê-lo na poderosa Codevasf (a unidade de Goiás, ao menos até agora, não está envolvida em nenhum escândalo).
Joel Santana teria o apoio do União Brasil, via governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e também do pP, por meio de Alexandre Baldy. Porém, frise-se, o cargo é do União Brasil.