COMPARTILHAR

O deputado federal é cada vez mais forte junto ao eleitorado goiano

Jair Bolsonaro agrada o eleitorado de Goiás

Aliados de Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente da República, comemoram o fato de que, embora tenha 18% das intenções de voto em todo o país, em alguns Estados, como Goiás, chega a ter 30%.

Trata-se de um fenômeno. Em Goiás, a maior aposta em Jair Bolsonaro não é do eleitorado tradicional e mais velho, e sim dos jovens. Eles acreditam que o político é radical em termos morais e financeiros (apesar do patrimônio familiar de 15 milhões de reais).

Jair Bolsonaro tem procurado aliados em Goiás, como o deputado federal Waldir Soares (de saída do PR) e o ex-senador Demóstenes Torres. O delegado Waldir admite que é bolsonarista e já está ciceroneando-o nas visitas ao Estado. Demóstenes Torres vai esperar o posicionamento do PTB.

Pesquisadores sugerem que candidatos que “baterem” em Jair Bolsonaro podem perder votos de eleitores goianos. Os eleitorais locais são conservadores? Há certo conservantismo, mas a questão é, no geral, outra. O pré-candidato a presidente agrada sobretudo o eleitorado que está desencantado com quase tudo que ocorre no país. Portanto, o apoio ao deputado-militar resulta mais de desencantamento do que de conservadorismo.