COMPARTILHAR

O sonho de Marconi Perillo — pré-candidato a governador de Goiás pelo PSDB — é ter um vice do PL. Um nome do porte de Fred Rodrigues, que foi candidato a prefeito de Goiânia e, mesmo derrotado, teve bom desempenho.

Helio de Sousa: pré-candidato a deputado pode ser remanejado para a vice | Foto: Divulgação

O problema é que o PL não quer compor com Marconi Perillo. O partido, no momento, avalia dois caminhos.

Primeiro, o grupo do deputado federal Gustavo Gayer — o mais realista — estuda uma composição com o pré-candidato a governador pelo MDB, Daniel Vilela, e com a pré-candidata a senadora pelo União Brasil, Gracinha Caiado.

Gustavo Sebba: deputado estadual | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Segundo, o grupo de Wilder Morais e Weliton Nenzão (o guru “intelectual” do senador) pressiona por uma candidatura a governador. Morais seria o candidato.

Então, o que resta a Marconi Perillo para compor uma chapa majoritária? Muito pouco. Terá de optar uma solução interna.

Jayme Rincon: o político hoje mais próximo de Marconi Perillo | Foto: reprodução

A vereadora Aava Santiago, popular em Goiânia, estaria dizendo que nem que o tucano tussa em russo ou aramaico — ou fale em línguas — aceitará ser candidata a senador ou vice-governadora. A jovem evangélica planeja disputar mandato de deputada federal. De acordo com um vereador, ela quer ser a Silvye Alves de 2026 (Silvye Alves obteve mais de 250 mil votos na eleição de 2022).

Jardel Sebba: político cotado para a disputa do Senado | Foto: Jornal Opção

Comenta-se, entre tucanos, de bicos curtos e de bicos erados, que Marconi Perillo pode buscar uma solução municipalista. O ex-prefeito de Goianésia Helio de Sousa e o ex-prefeito de Sanclerlândia Itamar Leão dizem que serão candidatos a deputado. Mas um deles pode acabar sendo indicado para vice. O deputado Gustavo Sebba, representante do Sudeste, uma das regiões mais importantes de Goiás, também é cotado para vice.

Giuseppe Vecci: ex-deputado federal pelo PSDB | Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção

Para a disputa do Senado, na falta de nome, três políticos são cotados: Giuseppe Vecci, Jardel Sebba e Jaime Rincon. Os nomes deles começam a ser mencionados em reuniões, segundo uma fonte tucana. “Não tem tu, vai tu mesmo” — é o que dizem.

IMG_1625
Aava Santiago quer ser a Silvye Alves de 2026 | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

“Temos um candidato a governador, experimentado; então, precisamos apresentar pré-candidatos a vice e a senador. Porque senão ficamos com a imagem de fragilidade”, afirma um tucano… de bico médio.