COMPARTILHAR

O prefeito tem dito aos seus auxiliares que planeja terminar as obras e que tem outras obras em mente… para 2021?

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do MDB, tem mesmo receio de enfrentar o senador Vanderlan Cardoso? É o que se comenta. Comumente se diz: “Se Vanderlan for o candidato a prefeito da capital pelo PSD, Iris não vai à reeleição”.

Um repórter do Jornal Opção foi a campo e ouviu oito iristas e perguntou: “Se Vanderlan Cardoso for candidato, Iris não disputará?”

Todos os iristas disseram a mesma coisa: Iris Rezende não tem receio de enfrentar nenhum candidato. “Iris já enfrentou Otávio Lage, Paulo Roberto Cunha, Marconi Perillo, Pedro Wilson, ganhou algumas e perdeu outras, então não será agora que terá medo de enfrentar um candidato como Vanderlan, de quem já ganhou uma vez”, afirma um veterano irista.

Um irista admite que Iris Rezende tem mais medo da pandemia do que de qualquer outro candidato. “O que ele não quer mesmo é deixar a prefeitura nas mãos de alguém que não tem experiência com gestão de uma cidade do porte de Goiânia — com 1,4 milhão de habitantes”, afirma.

Iris Rezende: gostaria de continuar administrando Goiânia | Foto: Lívia Barbosa – Jornal Opção

Iris Rezende tem mesmo medo da pandemia? “Quem não tem? E, apesar de sua imensa resistência física — até hoje levanta-se de madrugada para fazer exercícios —, é um homem idoso, de 86 anos. Mas, fora a pandemia, ele é saudável, forte, imensamente lúcido. Goiânia ganhará com mais um mandato dele”, afirma um terceiro irista.

Um irista garante que Iris Rezende nada tem contra Maguito Vilela. Pelo contrário, são amigos há décadas. Mas avalia que a luta dos Vilelas [Maguito e Daniel] contra o governador Ronaldo Caiado pode, indiretamente, fortalecer um político pelo qual não tem apreço — o ex-governador Marconi Perillo. “A tendência é que Iris Rezende seja candidato por dois motivos. Primeiro, porque quer terminar as obras e tem mais algumas quatro obras em mente. Há dinheiro em caixa. Segundo, porque, disputando, fortalece Ronaldo Caiado e pode colaborar para enfraquecer os aliados diretos e indiretos do marconismo.”

Outro irista frisa que Iris Rezende, como “um político articulado, sabe que não precisa definir sua candidatura agora. Ele está cuidando mais da administração, apressando as obras, para concluir pelo menos 90% delas. Ele vai ‘cozinhar’ o processo em banho-maria, esperando as articulações dos rivais, examinando as pesquisas. Na agora agá, define seu projeto”. Qual projeto? “Não sei exatamente qual é. Mas acredito que seja disputar a Prefeitura de Goiânia e, também, fortalecer o governo de Ronaldo Caiado.”

Um decano emedebista corrobora: “A paixão de Iris Rezende pela política é uma coisa extraordinária. Mas não é uma paixão exclusiva pela política. O que ele aprecia mesmo é a gestão, o Executivo. É um workaholic, que trabalha o tempo inteiro pela cidade que escolheu dirigir e por seus moradores. Nunca vi alguém tão vocacionado para o poder público. É uma missão”. Mas o sr. acredita que Iris Rezende vai disputar? “Só Iris entende sua própria cabeça e ele não gosta de revelar o que se passa dentro dela. Mas acho que há 70% por chances de ele disputar, sobretudo se a pandemia arrefecer por volta de agosto e setembro.”

Mas, afinal, Iris Rezende será ou não será candidato à reeleição? Ninguém sabe. Nem ele. O que se sabe, de acordo com o que dizem os iristas, é que o emedebista gostaria de continuar na prefeitura por mais quatro anos, ou pelo menos dois anos.