Infidelidade partidária pode levar PL a expulsar Magda Mofatto e Professor Alcides?

28 abril 2022 às 17h25

COMPARTILHAR
“A mensagem subliminar é a seguinte: se Magda e Professor Alcides, que são do PL, estão noutra pré-campanha, quem vai apoiar Vitor Hugo?”, diz bolsonarista

O presidente da República, Jair Bolsonaro, é filiado ao PL e garante que seu candidato e do partido a governador de Goiás é o deputado federal Major Vitor Hugo.
Porém, há uma pedra no caminho de Major Vitor Hugo. Os dois deputados federais do partido, Magda Mofatto e Professor Alcides Ribeiro, não apoiam a sua candidatura. Pelo contrário, circulam pelo Estado ao lado do pré-candidato a governador pelo Patriota, Gustavo Mendanha.
Não só. A estrutura gigante de Magda Mofatto e Professor Alcides — com helicópteros e aviões — tem sido colocada à disposição de Mendanha. Seagundo um bolsonarista, os dois estariam operando para os prefeitos e vereadores do partido apoiarem Mendanha para governador.
O fato de bancarem Mendanha caracteriza, de acordo com aliados de Major Vitor Hugo, “infidelidade partidária”.

O que farão Bolsonaro e Vitor Hugo? A tendência é, se Magda Mofatto e Professor Alcides não se enquadrarem — e adeptos do vitorhugismo postulam que não se enquadrarão —, que seja pedida uma intervenção no PL de Goiás, hoje presidido por Flávio Canedo, marido da empresária de Caldas Novas. “Resta saber se Major Vitor Hugo terá cojones para pedir a Valdemar Costa Neto, o presidente nacional do partido, uma intervenção em Goiás”, afirma um membro do partido. “Acredito que não terá. Porque o PL é totalmente controlado em Goiás por Magda Mofatto”, acrescenta.

Há quem postule que, se a infidelidade continuar, a cúpula nacional, sob pressão de Bolsonaro, pode “expulsar” tanto Magda Mofatto quanto Professor Alcides. “O presidente, quando quer, sabe jogar duro e não titubeia”, afirma um bolsonarista.
O fato é que aliados de Bolsonaro — pessoas que circulam no Palácio do Planalto como se estivessem passeando pela Praça Cívica — garantem que o presidente não está satisfeito com o que está acontecendo. “A mensagem subliminar é a seguinte: se Magda e Professor Alcides, que são do PL, estão noutra pré-campanha, quem vai apoiar Vitor Hugo? A infidelidade pode prejudicar a ascensão do candidato do presidente”, afirma um bolsonarista-raiz.