Gustavo Gayer está a um passo de compor com Daniel Vilela e Gracinha Caiado
06 dezembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Pessoas próximas ao deputado federal Ismael Alexandrino, do PSD (a caminho do PL), e do ex-deputado estadual Samuel Almeida (PSD) — da Igreja Assembleia de Deus —, relatam que o deputado federal Gustavo Gayer está cada vez mais próximo de compor com o pré-candidato a governador de Goiás pelo MDB, Daniel Vilela (que assumirá o governo do Estado daqui a três meses e alguns dias).

Uma fonte do PL é peremptória: “Gayer não quer desmoralizar o senador Wilder Morais, com quem mantém boas relações. Por isso, vai esperar que ele próprio retire sua candidatura. As pesquisas mostram que vai mal, às vezes ficando atrás até da deputada federal Adriana Accorsi, do PT. De todos os pré-candidatos do PL a governador no país, Wilder é o que tem os índices mais baixos. E isto tem a ver com o fato de que, embora seja filiado ao PL, não é um bolsonarista-raiz. O discurso do senador parece discurso de senador do PSDB, quase sempre em cima do muro ou omisso. Cadê a crítica dura de Wilder aos ministros Alexandre de Morais e Gilmar Mendes? Nunca fez. Sua defesa de Jair Bolsonaro é proforma, burocrática, não é firme nem ideológica”.

Outra fonte do PL afirma: “O candidato a governador é que deve puxar voto para o candidato a senador. Em Goiás, se Wilder for candidato, será diferente. Como candidato a senador, Gayer teria de puxar votos para o candidato a governador. Isto nunca funcionou na política do Estado”.
Gustavo Gayer é popular, mas, se tiver de “carregar” o candidato-mochila, Wilder Morais, poderá se “afogar”. Quer dizer, poderá perder para Gustavo Mendanha ou Vanderlan Cardoso.
O fato é que, se depender de 98% dos membros do PL (os 2% restantes são Wilder, Nenzão, o motorista e a secretária do senador), Gustavo Gayer será candidato a senador na chapa de Daniel Vilela e Gracinha Caiado (pré-candidata a senadora, líder nas pesquisas de intenção de voto sérias).

O entusiasmo de Gustavo Gayer com Wilder Morais é o mesmo dos prefeitos do PL: nenhum. Porém, como disse um prefeito, “Wilder está dormindo acordado. Quando acordará?”
O vereador Major Vitor Hugo, o político de Goiás mais ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, prefere compor com Daniel Vilela a partir para uma aventura.

O principal prefeito do PL em Goiás, Márcio Corrêa, vai caminhar com Daniel Vilela e Gustavo Gayer. Já está caminhando. O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão — principal nome do PL no Entorno de Brasília —, já declarou apoio ao postulante do MDB. Se continuar dizendo que vai disputar, Wilder Morais começará a ser chamado de “Wilder, o candidato do Nenzão”. É o único apoio “incontornável” que tem até agora. (Weliton Rodrigues, o Nenzão, já foi preso pela Polícia Civil de Goiás. Confira a história neste link: https://tinyurl.com/pmwjfk3r). (E.F.B.)
