Gracinha Caiado tende a “eleger” o segundo senador e Wilder pode “derrotar” Gayer

04 outubro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
As pesquisas de intenção de voto — as sérias (não se fala da tristemente famosa “Mentirá”) — mostram que Gracinha Caiado deslanchou e descolou dos demais pré-candidatos na disputa por uma vaga no Senado.
As pesquisas indicam que Gracinha Caiado pode se tornar a senadora mais votada da história de Goiás — batendo recordes anteriores.
Um repórter do Jornal Opção colheu o seguinte comentário de um pesquisador gabaritado e dos mais longevos no mercado: “Anote o que eu vou dizer e, se quiser, me cobre depois. Marconi Perillo aparece em algumas pesquisas com cerca de 20% das intenções de voto. É muito? Não. Por ter sido governador quatro vezes, pode representar o que chamo de ‘estabilidade negativa’. Noutras palavras, teto, quem sabe, instransponível. Ou, no máximo, pode chegar a 25% ou 30%. Porém, no caso de Daniel Vilela [pré-candidato a governador de Goiás pelo MDB] e Gracinha Caiado, a tendência é que, quanto mais se tornarem conhecidos e suas conexões com o governador Ronaldo Caiado forem enfatizadas, eles cresçam”.

O pesquisador diz que tem examinado os dados de Gracinha Caiado. “Pelos números divulgados, o que se percebe é que Gracinha Caiado vai se eleger e, também, vai ‘eleger’ o segundo senador. O candidato a senador que estiver conectado com a candidata do União Brasil tende a ser puxado para cima, quer dizer, deve ser eleito.”
O diferencial da disputa para senador, de acordo com o pesquisador, será Gracinha Caiado. “Se Gustavo Gayer estiver na chapa de Gracinha Caiado e Daniel Vilela, a tendência é que seja eleito senador. Porém, se ficar na chapa do senador Wilder Morais [pré-candidato do PL a governador], aí corre sério risco de ser derrotado. Gayer precisa ficar atento ao fato de que, em Goiânia e Aparecida, o PL perdeu as duas prefeituras, em 2024. Digamos que a base governista apoie Vanderlan Cardoso ou Gustavo Mendanha para senador, numa composição com Gracinha Caiado, ao longo da campanha o candidato efetivado tende a crescer e a vencer Gayer. Eu apostaria minhas fichas em Mendanha.”

A conclusão é esta: Wilder Morais, se candidato a governador, pode derrotar Gustavo Gayer, o provável candidato do PL a senador. E, como se sabe, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, apostam suas fichas em candidatos a senador, e não em candidato a governador para marcar posição ou cumprir tabela. (E.F.B.)