O PL de Goiás em peso quer compor com Daniel Vilela, do MDB, para governador de Goiás. Os prefeitos — exceto um — já optaram pelo postulante emedebista. Basta citar os dois mais relevantes — Márcio Corrêa, de Anápolis, e Carlinhos do Mangão, do PL. O único prefeito que apoia o presidente do PL para governador é o de Buriti Alegre, Garibaldo Neto (autêntico Rip Van Winkle, quer dizer, ainda não acordou: o Partido Liberal vai apoiar Daniel Vilela).

Os políticos mais bolsonaristas de Goiás: Gustavo Gayer, deputado federal, Major Vitor Hugo, vereador (frise-se que não menospreza Wilder Morais) e Magda Mofatto, deputada federal, apoiam Daniel Vilela para governador. Porque sabem que os Bolsonaros estão fechados com o governador Ronaldo Caiado e o presidente do MDB.

A seguir, publicamos uma lista com 12 nomes do PL. A rigor, o deputado federal Ismael Alexandrino ainda não é filiado ao PL, mas vai deixar o PSD em março deste ano, para disputar mandato no Partido Liberal, com o apoio de, entre outros, Gustavo Gayer. Ismael já articula com o grupo do PL e circula com seus integrantes, como Gayer e o deputado federal Nikolas Ferreira, do PL de Minas de Gerais.

1

Carlinhos do Mangão

O prefeito de Novo Gama, no Entorno de Brasília, apoia Daniel Vilela para governador. Porque não quer partir para nenhuma aventura.

2

Coronel Urzeda

O vereador, atuante e firme, tende a acompanhar a linha de Gustavo Gayer, a bolsonarista.

3

Fred Rodrigues

Bolsonarista e ligado a Gustavo Gayer, vai com Daniel Vilela.

4

Garibaldo Neto

Político jovem e atuante, não é bolsonarista-raiz. É wildista. Não se sabe se, Wilder Morais saindo do páreo para o governo, irá acompanhar o candidato do PSDB a governador, Marconi Perillo. Aí terá de sair do PL.

5

Gustavo Gayer

Será candidato a senador na chapa de Daniel Vilela e Gracinha Caiado (União Brasil). Já está definido. É o principal nome do bolsonarismo em Goiás. Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro o consideram leal e proativo. Não é da direita de ocasião.

6

Ismael Alexandrino

Permanece filiado ao PSD, porque a janela partidária só será aberta em março, mas já circula com o PL de Gustavo Gayer e apoia Daniel Vilela.

7

Magda Mofatto

A deputada se filiou ao PL, recentemente, e já declarou que está com Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. É ligada a Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, o presidente do PL. Frise-se: tem apreço por Wilder Morais, mas seguirá a determinação de Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro para compor com Daniel Vilela.

8

Major Vitor Hugo

Há quem postule que teria se tornado wildista (teria andado no jatinho do senador?). Mas é um político próximo tanto de Márcio Corrêa quanto de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. É bolsonarista de verdade, nos bons e maus momentos. Decente e leal. Tem insistido que Flávio Bolsonaro precisa ter palanque em Goiás — o que, claro, não exclui aliança com o MDB.

9

Márcio Corrêa

O prefeito da cidade que tem o terceiro maior eleitorado de Goiás é ligado a Daniel Vilela há vários anos. O apoia, desde já, para governador.

10

Oséias Varão

O vereador pertence ao grupo de Gustavo Gayer, o dos verdadeiros bolsonaristas. Alinha-se com quem Gustavo Gayer alinhar-se, ou seja, Daniel Vilela.

11

Ugton Batista

O secretário da Cultura da Prefeitura de Goiás é bolsonarista-raiz. É um dos principais apoiadores da aliança do PL com Daniel Vilela e Ronaldo Caiado.

12

Wilder Morais

O senador é o presidente do PL em Goiás. Mas lidera quem do PL? Disse que não apoia Daniel Vilela para governador, alegando que é de esquerda — o que não é verdade. Mas, comenta-se no PL, assim que passar a raiva, até por ser amigo de Ronaldo Caiado, tende apoiar o candidato do MDB a governador. Pelo visto, Garibaldo Neto vai ficar sozinho… dormindo como o personagem de Washington Irving. (E.F.B.)