COMPARTILHAR

A Assembleia Legislativa de Goiás foi a sede do lançamento, nesta sexta-feira, 21, do Fórum Goiano da Desburocratização. A criação do fórum foi proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Segundo ele, o objetivo é analisar o ambiente institucional, debater e fortalecer políticas para simplificar processos, reduzir a burocracia e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no estado.

“O fórum surge como uma parceria entre a Frente do Empreendedorismo, governo, entidades do setor produtivo e quem estiver interesse em participar”, disse o deputado. Na abertura dos trabalhos, Virmondes fez o lançamento de um e-book sobre o tema. Em seu conteúdo, a publicação cita que a dificuldade de respostas rápidas, o acesso limitado à tecnologia para serviços online e a morosidade nos processos administrativos são obstáculos que o fórum busca superar.

Entre os benefícios da desburocratização, elenca a redução de custos operacionais, a atração de investimentos, coesão social, estímulo à inovação e melhoria na relação Cidadão-Estado. “O cidadão precisa ter acesso mais rápido e eficiente aos serviços públicos”, ressalta Virmondes, que acertou a realização de reuniões bimestrais, sempre na primeira quinta-feira do mês. A próxima será na primeira quinta de agosto, na OAB.

Participaram desta primeira reunião representantes do Sebrae, do CDL, Acieg, OAB, Aciag, Fecomércio, Fieg, Faeg, Federação Nacional de Jovens Empresários (Fenaje), Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codago), Tribunal de Justiça, TCE, TCM, Ministério Público, Associação Goiana dos Municípios (AGM), Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor), além dos conselhos regionais de Contabilidade, Economia e Administração.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário da Retomada, Cesar Moura, falou durante o evento que a gestão estadual é parceira do setor produtivo na busca pela simplificação de processos e que está inteiramente à disposição das entidades e empresas para identificar e remover entraves ao desenvolvimento. A Secretaria do Meio Ambiente também enviou representantes.

Para Virmondes Cruvinel, o Fórum Goiano da Desburocratização visa não apenas simplificar processos, mas também aproximar a administração pública das necessidades da população. Além disso, continuou o deputado, a otimização dos serviços públicos pode impulsionar o surgimento de startups e fortalecer o empreendedorismo local. “Com um ambiente empresarial atrativo, Goiás se consolida como um estado eficiente, responsivo e favorável aos negócios. Empresários e cidadãos goianos serão os principais beneficiados por essa iniciativa”, concluiu.