COMPARTILHAR

Como o produtor rural Iris Nunes decidiu não disputar a Prefeitura de Porangatu, chegou-se a pensar que a prefeita Vanuza Valadares seria candidata única em 2024, daqui a dez meses. (Iris Nunes detectou que o dossiê que teria circulado contra ele em redações de jornais de Goiânia seria de responsabilidade de possíveis aliados de Eronildo Valadares, marido da gestora municipal e tido como eminência parda na prefeitura.)

Polidório, tenente-coronel: popularíssimo em Porangatu | Foto: Reprodução

Entretanto, as oposições continuam se movimentando. Há quem postule que o político mais forte permanece sendo Márcio Luís da Silva, que perdeu, para Vanuza Valadares, em 2020, por menos de 50 votos. No entanto, ao menos no momento, o ex-emedebista (desfiliou-se) não planeja enfrentar a prefeita. Ele tem dito à imprensa e aos aliados que vai permanecer como presidente da Facieg. Inclusive, está morando em Goiânia, com a família.

Se Márcio Luís permanece “indeciso” — à espera de um posicionamento do vice-governador Daniel Vilela, seu amigo e aliado —, sete nomes têm sido citados por políticos do município: Capitão Pires (Agir), Coronel Polidório (sem partido), Gláucia Melo (possivelmente, pelo Republicanos), José de Paiva, José Ueliton de Moura Durão (Podemos), José Uilton (PT) e Rafael do Charque (Podemos).

Márcio Luís Silva e Rafael do Charque: aliados para a disputa de 2026 | Foto: Facebook

O senador Wilder Morais e o deputado federal Professor Alcides, ambos do PL, estão articulando na política de Porangatu. Eles planejam formatar uma chapa anti-Vanuza Valadares. Há quem postule que a chapa ideal para derrotar a prefeita deveria ter Coronel Polidório para prefeito e o empresário Rafael do Charque para vice-prefeito. O oficial da Polícia Militar, quando abordado por políticos da cidade, prefere não discutir o assunto, sobretudo por receio de ser perseguido pelo grupo da prefeita (fala-se que poderia ser transferido da cidade). Mas é um nome considerado, eleitoralmente, consistente.

Vanuza Valadares, prefeita de Porangatu: favorita | Foto: Reprodução/Prefeitura de Porangatu

Gláucia Melo, viúva do ex-prefeito Júlio da Retífica, havia se afastado da política. Mas há quem postule que, se contar com uma estrutura adequada, poderá se tornar o grande nome das oposições, especialmente se Coronel Polidório e Rafael do Charque saíram de cena.

José de Paiva tem sido citado, mas, até pela idade — mais de 90 anos —, acredita-se que não será candidato. Um aliado de Vanuza Valadares é peremptório: “Zé de Paiva ensaia, coloca seu nome, mas, na hora agá, cai fora. Ele não gastar parte de seu patrimônio na campanha. Portanto, digo que não será candidato a prefeito”. (E.F.B.)