Fórum de Desburocratização discute exemplo da Noruega e avanços locais em inovação pública
11 dezembro 2025 às 08h43

COMPARTILHAR
O Fórum Goiano de Desburocratização realizou na quarta-feira, 10, sua sexta reunião, no Inovacoop, sede do Sistema OCB/GO. O encontro reuniu representantes do poder público, entidades empresariais e especialistas para debater práticas voltadas à modernização administrativa e à simplificação de processos em Goiás.
Na primeira parte da reunião, os participantes acompanharam uma teleconferência com Joana Sá Lima, arquiteta e partner do estúdio de inovação Comte Bureau, sediado na Noruega. Autora e pesquisadora de abordagens humanizadas na interface entre arquitetura, design e gestão pública, ela apresentou o tema “Noruega como Laboratório de Inovação ‘Human-Centered’ no Setor Público”.
A palestrante destacou experiências internacionais que colocam o cidadão no centro das decisões governamentais, mostrando como metodologias inovadoras podem aprimorar serviços públicos e facilitar a vida de empreendedores. “A Noruega adota um modelo que prioriza a desburocratização através da digitalização e do desenvolvimento de serviços focados na experiência real do cidadão”, disse ela.
Presidente do fórum, o deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil), ressaltou que a participação da especialista dialoga com iniciativas que ele próprio conheceu durante a Semana de Inovação em Oslo. “Buscamos referências do que foi feito para melhorar o atendimento às pessoas e diminuir a burocracia por meio da inovação. Queremos trazer essa mesma experiência para Goiás”, afirmou.
No segundo momento da reunião, o secretário municipal de Inovação de Goiânia, Fábio Christino, apresentou um balanço das ações realizadas em 2024 e o planejamento para os próximos passos. Entre os exemplos citados estão o uso da metronização para aprimorar o transporte coletivo e aplicativos desenvolvidos para melhorar o atendimento na saúde. “São entregas concretas que já fazem diferença no dia a dia da população”, destacou Virmondes.
Criado como um espaço para diálogo e apresentação de propostas, o Fórum Goiano de Desburocratização surgiu no âmbito da Comissão de Defesa do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, também presidida por Virmondes. Segundo ele, a instituição seguirá em 2026 com o objetivo de garantir menos burocracia para que cidadãos e empreendedores de Goiás possam avançar. Além da Alego e da OCB, o fórum já manteve reuniões na OAB, AGM, Acieg e Sebrae.
