Folha de S. Paulo diz que Ana Carla Abrão pode ser ministra do Planejamento do governo de Temer

09 junho 2016 às 12h48
COMPARTILHAR
A doutora em Economia pela USP, namorada de Pérsio Arida, é apontada como brilhante e é responsável pelo duro ajuste fiscal do governo de Goiás

A repórter Natuza Nery, editora da coluna “Painel”, a mais lida da “Folha de S. Paulo”, escreveu que a secretária da Fazenda de Goiás, Ana Carla Abrão Costa — filha da senadora Lúcia Vânia, presidente do PSB em Goiás —, é o nome cotado para comandar o Ministério do Planejamento.
As palavras de Natuza Nery, na nota “Há vagas”: “A economista Ana Carla Abrão Costa, secretária de Fazenda de Goiás, é cotada para o Ministério do Planejamento. A procura de um novo nome indica que as chances de Romero Jucá voltar ao posto diminuíram”.
Um auxiliar do presidente Michel Temer disse ao Jornal Opção que o nome de Ana Carla Abrão foi citado por um grupo de economistas e uma ala tucana na Câmara dos Deputados. Vale dizer que auxiliares da economista foram indicados para a área econômica do governo de Temer. Como ela é ligada ao Banco Central, e defensora de um Estado necessário — mais do que mínimo —, Henrique Meirelles, o czar da Fazenda, a vê com bons olhos.
O auxiliar de Temer acrescenta: “Além de competente e íntegra, sem nenhuma mancha, Ana Carla Abrão é mulher. O presidente quer nomear pelo menos mais uma mulher para o primeiro escalão”.
Ana Carla Abrão diz que não recebeu convite. É certo. Mas o governador Marconi Perillo sabe — e as aprova — das articulações. Nos bastidores do governo, chegou-se a comentar sobre possíveis substitutos da economista. Foram citados pelo menos três nomes: Thiago Peixoto, José Taveira e Simão Cirineu.