COMPARTILHAR

Apesar da pouca idade, José Antônio da Silva Netto, o Zé Antônio, tem uma trajetória e tanto na política. Aos 36 anos, ele já foi vereador por Itumbiara, vice-prefeito e prefeito do município, eleito com apenas 27 anos em 2016, e deputado estadual.

Em janeiro de 2021, com o fim de seu mandato no Executivo de Itumbiara, Zé Antônio foi empossado secretário de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia, na gestão do então prefeito Rogério Cruz. Talvez já prevendo o fracasso retumbante da gestão e se adiantando em seus planos na política, o ex-prefeito deixou a pasta em abril de 2022 e se lançou candidato a deputado federal. Foi derrotado.

Não foi a única queda dele em 2022. No mesmo ano, o ex-prefeito foi alvo de uma operação que visou apurara irregularidades na contratação e não execução de serviços de limpeza urbana em Itumbiara. Ele, inclusive, chegou a ter os bens bloqueados pela Justiça.

Desde então, Zé Antônio, jovem e bem-apessoado, assumiu um tom de influencer e coaching nas redes sociais, com vídeos que visam engajamento e compartilhamento viral. Alguns de seus vídeos vem repletos de “trends” de internet e, verdade seja dita, beiram o “cringe”. Em outros, o ex-prefeito aparece dando palestras sobre o “poder da comunicação”. “Meu propósito não é te motivar, é te treinar”, escreve na legenda.

Agora, o ex-secretário de Rogério Cruz ensaia um retorno à política. Ele tentará, novamente, uma cadeira na Câmara dos Deputados. No fim de agosto, Zé Antônio publicou um vídeo ao lado do deputado estadual Gugu Nader, cuja base eleitoral é de Itumbiara, e do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, convidando a população para a edição do Deputados Aqui no município. Diz-se que o jovem tentará o apoio dos dois parlamentares para a corrida a deputado federal, mas nos bastidores é sabido que a chance disso acontecer é mínima, perto de zero.

Isso porque o próprio Bruno Peixoto afirma para quem perguntar que será candidato a deputado federal. Já Gugu Nader deve apoiá-la nessa empreitada. Logo, não haverá espaço para Zé Antônio. Não nesse grupo.

É certo que Zé Antônio, por óbvio, não vai descartar a disputa diante da percepção de que não será bancado por figurões de Itumbiara. Ele tem bagagem político, sabe articular e tem chances, sim, de ser eleito. Mas se não se apressar em consolidar sua estratégia, pode estar fadado a ficar mais algum tempo como influenciador digital. (T.P.)