COMPARTILHAR

O consenso entre políticos é que o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, do Republicanos, é um “maquiador” de ruas de excelente qualidade. As áreas centrais da cidade, nas quais os turistas circulam, estão relativamente bem-cuidadas. Porém, a periferia, onde mora a maioria da população da cidade — os não-turistas — estaria, de acordo com um vereador, “abandonada”. “Há duas cidades: a dos turistas, que está ‘ok’, bonitinha, e a dos habitantes do município, que recebe escassa assistência. Ocorre que os indivíduos desassistidos, e não os turistas, são os verdadeiros eleitores.”

Segundo um pré-candidato a prefeito, a cidade acreditou que, por ser empresário e não pertencer aos grupos tradicionais de Caldas Novas, Kleber Marra faria uma gestão moderna e sem amarras. “Só que, ao contrário do previsto, o prefeito, que parece não acreditar em planejamento, faz uma gestão bisonha. Tanto que, nas ruas, já é possível ouvir pessoas dizendo: ‘Ah, que saudade do Magal’”, assinala o vereador.

Kleber Marra: sua gestão não é inovadora; é o velho feijão com arroz | Foto: Facebook

O ex-prefeito Evandro Magal deixou um rastro de irregularidades, mas é popular e é apontado como um gestor relativamente eficiente.

Filiado ao Patriota, Evandro Magal, espécie de Iris Rezende de Caldas Novas — em termos de popularidade e carisma —, tende a ser candidato a prefeito, em 2024. Ele já estaria articulando e conversando com figuras influentes da cidade, que poderão bancá-lo.

Um ex-aliado de Evandro Magal admite, porém, que o Kleber Marra não pode ser subestimado pelo ex-prefeito. “Porque, apesar do desgaste — cada vez mais acentuado —, o prefeito controla a máquina. Tenho ouvido falar que Kleber pretende trabalhar mais em 2023 e 2024, apresentando obras de pavimentação asfáltica e serviços no campo social, para ser lembrado, pelos eleitores, como o gestor que fez alguma coisa para melhorar a qualidade de vida de todos.”

Flávio Canedo
Flávio Canedo, empresário, tem estrutura mas falta voto | Foto: Divulgação

O vice-prefeito Silio Junqueira, do PRTB, rompeu com Kleber Marra, que é visto como “autoritário” e “centralizador”, e planeja disputar a prefeitura. Mas precisa de um grupo forte para bancá-lo. Porque senão se tornará o coronel Beleli da disputa de 2024. No fogo cruzado entre os grupos do prefeito, da deputada federal Magda Mofatto, do PL, e de Evandro Magal, que jogam pesado nas disputas eleitorais, aquele que não tiver padrinhos fortes não sobrevive. São os casos do Coronel Beleli e Allison Maia (há pouco tempo, disse ao Jornal Opção que não será mais candidato).

Na eleição de 2020, por falta de estrutura política e financeira, Coronel Beleli ficou em terceiro lugar, com apenas 9,48% dos votos. Kleber Marra, com uma votação surpreendente, conquistou 63,79% dos votos.

Silio Junqueira: o vice-prefeito rompeu com o prefeito Kleber Marra | Foto: Divulgação

O empresário Flávio Canedo, do PL — marido da deputada federal Magda Mofatto —, que ficou com 15,82% dos votos na disputa eleitoral de 2020, pode ser candidato pela segunda vez.

Dado o relativo fracasso de Kleber Marra, Flávio Canedo pode surgir como o elemento renovador na política local. Tendo o apoio de Magda Mofatto, poderia, se eleito, viabilizar a gestão do município. Porém, comenta-se, entre aliados do prefeito, que o grupo da parlamentar, para evitar o “avanço” de Evandro Magal, pode recuar e lançar o seu vice. “Kleber Marra não é uma nenhuma Brastemp; pelo contrário, é um político provinciano, sem grandes voos administrativos. Mas tudo o que o grupo de Magda não quer é o retorno de Magal à gestão da prefeitura, porque ele representa o caos administrativo e outros problemas pouco católicos”, afirma um magdanista.

Uma pesquisa feita recentemente indica que, no momento, o principal adversário de Kleber Marra é Evandro Magal. “Os dois estão tecnicamente empatados, mas com Magal ligeiramente na frente. O que pode fazer a diferença pró-Kleber é o peso da máquina. Já Magal é um gigante nas campanhas eleitorais, sobretudo porque, sendo populista, tem uma imensa capacidade de dialogar com os eleitores, notadamente com os mais pobres. Ele é tão persuasivo que é capaz de ‘convencer’ uma mula a subir numa árvore”, assinala um líder político local.

Carlos Eduardo Beleli, coronel: terceiro colocado em 2020 | Foto: Reprodução

Seis políticos de Caldas Novas ouvidos pelo Jornal Opção disseram a mesma coisa: Kleber Marra, por causa da máquina, tem chance de se reeleger. Evandro Magal, dado o populismo e carisma, é um dos poucos capazes de derrotá-lo.

Um ex-vereador defende uma tese: “Aquele político, ou não-político, que for capaz de apresentar um projeto crível de unir as ‘duas’ cidades, a dos moradores-eleitores e a dos turistas, pode derrotar os postulantes favoritos. Mas é preciso ter uma estrutura mínima. Por exemplo, se concentrar seus esforços na periferia, para integrá-la à cidade dos turistas, pode sofrer uma forte campanha do setor hoteleiro, que é poderoso, e não ganhará a eleição”.

Um político relata que, se conseguir 100 milhões de reais, junto à Caixa Econômica Federal — “o empréstimo está quase viabilizado” —, Kleber Marra terá condições de recuperar todas as ruas e melhorar a infraestrutura da cidade. “Resta saber se o financiamento não será bloqueado pelo Ministério Público.”