COMPARTILHAR

Helvecino Moura é um fenômeno político. Aos 59 anos, foi eleito vereador sete vezes seguidas — sem nenhuma derrota. Em Aparecida de Goiânia, município que tem o segundo maior eleitorado de Goiás, ele e o PT se confundem: são quase uma coisa só. Em 2016, pode-se apresentar para uma nova missão: disputar a prefeitura. “Hoje, o PT tem o vice do prefeito Maguito Vilela. Na próxima eleição, a ordem poderá ser invertida e o PMDB apoiar uma candidatura nossa a prefeito. Mas decisivo mesmo é que vamos caminhar juntos com o PMDB de Maguito.”

“Por sinal”, sublinha Helvecino Moura, “todo mundo sonha obter o apoio de Maguito para disputar a prefeitura. Quem for bancado pelo ‘general’ eleitoral do PMDB já sai, de cara, com pelo menos 30% das intenções de votos e tende a ser eleito”. O diferencial, insiste o vereador, “será o apoio do peemedebista-chefe”.

Crítico contundente de Ozair José, que pretende disputar a prefeitura — pelo PT ou por outro partido — Helvecino Moura diz que há uma diferença entre os dois. “Eu ‘sou’ do PT, não ‘estou’ no PT unicamente para disputar uma eleição e, em seguida, mudar de partido. Ozair a cada eleição está num partido diferente.”

No momento, Helvecino Moura trabalha para fortalecer o PT. “O PT aprovou, em convenção nacional, que metade das vagas nas disputas legislativas será reservada para mulheres. Assim, estamos convocando as militantes para lançá-las para vereadora. Vamos bancar uma chapa consistente para vereador.”