COMPARTILHAR

O ex-deputado Elias Vaz, um político hábil e agregador — articula nos e fora dos bastidores com a mesma desenvoltura —, assumiu o cargo de secretário para Assuntos Legislativos do governo Lula da Silva. O ex-parlamentar foi indicado pela cúpula nacional de seu partido, o PSB.

O cargo é apropriado, porque, repetindo, Elias Vaz articula com habilidade, e não apenas no PSB. Ele mantém contatos com políticos de vários partidos.

Porém, e há sempre um porém na história, não será surpresa se Elias Vaz for convidado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, a ocupar no primeiro escalão de seu governo.

Ligado ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin — ministro da Indústria e Comércio —, Elias Vaz poderá ser, se aceitar o cargo, uma ponte entre os governos de Goiás e o federal.

O cargo de Brasília é importante e fortalece Elias Vaz. Entretanto, um cargo em Goiás, de prestígio, pode fortalecê-lo politicamente no Estado, tendo em vista as próximas eleições. Ficar mais próximo das bases é, por vezes, decisivo para uma vitória eleitoral.