COMPARTILHAR

Ibaneis Rocha diz que terá chapa forte, com Flávia Arruda para senadora. Mas Bolsonaro não gostou de seu flerte com Lula da Silva

Os eleitores de Brasília, altamente conscientes, não costumam reeleger governador (Joaquim Roriz foi o último reeleito).

Este ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) pretende quebrar a regra. Mas não será fácil. Seus aliados acreditam na força da estrutura, desconsiderando que outros governadores, também senhores de estruturas poderosas, também foram derrotados.

Na semana passada, o senador José Antônio Reguffe se movimentou em Brasília, prestando contas de seu trabalho como senador — em sete anos e dois meses de mandato. O membro do Podemos não se envolveu em nenhum escândalo, alinha-se com a bancada ética do Senado — o que parece agradar os eleitores da capital construída por Juscelino Kubitschek.

Aos 49 anos, Reguffe é um diferencial na política do Distrito Federal — onde a corrupção às vezes tira nota 10. Ele é apontado como sério, disciplinado e, se eleito, pode pôr a máquina pública nos eixos.

A ressalva é que Reguffe precisa organizar um grupo para ajudá-lo na campanha. Quem será o seu vice e seu candidato a senador? Até agora, não se sabe.

Ibaneis Rocha, candidato à reeleição, tem dito que terá uma peso-pesado como candidata a senadora, a ministra e deputada federal licenciada Flávia Arruda (PL). Na verdade, a parlamentar tem cacife para disputar o governo, mas não conta com a estrutura do gestor de Brasília. E, sem Reguffe no páreo para senador, ela acredita que será eleita com facilidade. Aí, na disputa de 2026, com a segurança de um mandato de oito anos, poderá ser candidata a governadora.

O presidente Jair Bolsonaro, do PL, não apreciou saber que Ibaneis Rocha, para pressioná-lo, começou a enviar recados para Lula da Silva, com o objetivo de encontrá-lo. Depois, começou a dizer que teria sido procurado pelo petista-chefe. As articulações foram vistas como significando falta de “lealdade”. Por isso, não será surpresa se Bolsonaro bancar um candidato — ou candidata (Damares Alves ou Flávia Arruda) — a governador do Distrito Federal. “Para Bolsonaro”, afiança um deputado governista, “quele político que se encontra com Lula da Silva se torna ‘ficha suja’”.