COMPARTILHAR

Na semana passada, o Jornal Opção conversou com 10 petistas com o objetivo de extrair informações objetivas sobre quem o PT apoiará para candidato a governador de Goiás em 2026.

Nenhum sabe dizer, com precisão, quem será o candidato a governador pelo partido. Não sabe nem mesmo quem será o candidato a senador. Para o Senado, o mais cotado é o ex-deputado estadual e historiador Luis Cesar Bueno. Porque é um político articulado, bom de discurso (é, dos petistas políticos, o que mais entende de economia e finanças públicas).

Para governador, de acordo com as conversas com os 10 petistas, extraiu-se o seguinte: o partido tem quatro nomes e há um nome de fora que poderá ser apoiado pelo PT.

Na lista figuram: Aava Santiago (PSDB, mas poderia ir para o PV), Adriana Accorsi, Edward Madureira, Luis Cesar Bueno e Olavo Noleto.

1

Aava Santiago

Aava Santiago: leal ao PSDB mas sem fechar as portas ao PT | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Aava Santiago é pré-candidata a deputada federal pelo PSDB mas admite aliança com o PT.

Porém, o chefão do partido, Marconi Perillo — pré-candidato a governador —, opera, neste momento, para se manter afastado do petismo e está mais próximo do bolsonarismo (o problema, para o tucano de bico erado, é que o bolsonarismo tende a compor em Goiás com o governador Ronaldo Caiado e com o pré-candidato a governador pelo MDB, Daniel Vilela).

Então, o que fará Aava Santiago? Se se filiar ao PV, poderá ser a candidata apoiada pelo PT tanto a governadora quanto a senadora (e até a deputada federal). Mas uma fonte tucana contrapõe que a vereadora de Goiânia mantém uma ligação umbilical com Marconi Perillo e, por isso, não sairá do PSDB. O partido estaria lhe prometendo uma “estrutura gigantesca” para elegê-la a deputada federal.

2

Adriana Accorsi

WhatsApp Image 2025-07-07 at 11.56.12
Adriana Accorsi: a política mais forte do PT em Goiás | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O nome mais forte do PT para o governo é a deputada federal Adriana Accorsi. Mas os petistas ouvidos disseram, todos eles, praticamente a mesma coisa.

Se candidata a governadora, Adriana Accorsi tende a perder e a ficar fora da política. De acordo com um petista, “o pior é que, se for candidata a governadora, a chapa de candidatos a deputado federal será “desmanchada’. O PT, que tem condições de eleger três deputados federais, pode acabar elegendo dois ou apenas um — o deputado federal Rubens Otoni”.

3

Edward Madureira

A terceira (e hoje mais viável) opção do PT — hoje a principal — é o vereador Edward Madureira. Porque é visto como um nome que vai além do eleitorado do PT e da esquerda.

Vale o registro da fala de um petista de proa: “O melhor candidato do PT para governador é Edward Madureira. É vereador e, se perder a eleição, continuará com o mandato. Nove entre 10 petistas avaliam que é o grande candidato do partido. Porque é visto pela sociedade goiana como um gestor eficiente, pois fez um grande trabalho como reitor da Universidade Federal de Goiás. Mesmo em tempos de vacas magras, construiu o maior hospital de Goiás, o Hospital das Clínicas da UFG. Ele não tem arestas na sociedade e nenhum desgaste pessoal ou político. É moderado, aberto. Dialoga com todo mundo. Se não ganhar, poderá ser o candidato do PT a prefeito de Goiânia em 2028”.

Em seguida, o Jornal Opção ouviu um petista dos mais graúdos. “Não há a menor dúvida de que Edward Madureira é um bom nome do PT. Mas, como sabemos, tem poucas chances de vencer o pleito para governador. Porém, se for candidato na chapa proporcional, o PT pode eleger três deputados federais. Por que o PT vai trocar o realismo pela fantasia? A saída de Edward, para disputar mandato de governador, desmonta a chapa de candidatos a deputado federal. Ter mais deputados é o que realmente interessa a Lula”.

Aos aliados, com sua humildade característica, Edward Madureira estaria dizendo que é um “soldado” — na verdade, é um “general” — do PT. Se a cúpula decidir, inclusive no plano federal, poderá ser candidato a governador. Para garantir um palanque consistente para o presidente Lula da Silva em Goiás.

Entretanto, os aliados de Edward Madureira garantem que o projeto do ex-reitor é mesmo disputar mandato de deputado federal.

4

Luis Cesar Bueno

Luis Cesar Bueno, ex-vereador e ex-deputado estadual | Foto: Leoiran/Jornal Opção

Luis Cesar Bueno pode ser candidato a senador. Mas há quem postule que poderá ser remanejado para a disputa do governo. Porque é articulado e tem discurso consistente, por exemplo, na área de economia e finanças públicas. A aliados, ele tem dito que, se o PT o bancar, com estrutura, poderá ser candidato a senador.

Procurado pelo Jornal Opção, Luis Cesar Bueno disse que está observando o quadro e trabalhando pela reeleição de Lula da Silva, que “é a prioridade absoluta do partido”.

Há petistas que não veem Luis Cesar Bueno animado com disputas políticas, ao menos para si. Para deputado federal, ele apoiará a candidatura do professor e ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

5

Olavo Noleto

Lula da Silva e Olavo Noleto: os dois são aliados e amigos | Foto: Presidência da República

O “diplomata” Olavo Noleto é considerado como o craque do PT em Brasília.

“Olavo é uma espécie de ministro sem pasta. Todas as portas se abrem para ele no governo federal e Olavo abre as portas para todos aqueles, independentemente de coloração partidária, que o procuram em Brasília”, afirma um petista graduado.

“E não tenho dúvida de que se tornará ministro do governo Lula a partir de abril de 2026, com as desincompatibilizações partidárias, ou até antes. Então, dificilmente sairá candidato a governador. Mas é um nome de alta qualidade, sem arestas e resistências, assim como Edward Madureira”, assegura o petista. (E.F.B.)