COMPARTILHAR

O médico Ismael Alexandrino, do PSD, e a professora Lêda Borges, do PSDB, foram eleitos, respectivamente, com 54.791 e 51.346 votos na disputa eleitoral de 2022.

Edward Madureira, do PT, obteve 54.952, superando Ismael Alexandrino e Lêda Borges, mas não foi eleito. Motivo: o PT elegeu dois deputados federais, Adriana Accorsi (a mais votada) e Rubens Otoni, porém a chapa não teve consistência eleitoral para “puxar” mais um candidato. Então a votação do professor e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás contribuiu para eleger um dos parlamentares, mas não levou ele mesmo para Brasília.

Adriana Accorsi disse, numa entrevista ao Jornal Opção, há poucos dias, que não será candidata a prefeita de Goiânia. Seu projeto imediato é se firmar como deputada federal e, com isso, se tornar um política consistente em todo o Estado de Goiás. Por enquanto, é uma política goianiense (obteve 44560 votos na capital) e não inteiramente uma política “goiana” (ainda está pouco “estadualizada”). Qual será o projeto de longo prazo a petista? Há dois no horizonte: disputar mandato de senadora (talvez numa chapa majoritária com Daniel Vilela, do MDB) ou mandato de governadora. Ela tem cacife, sobretudo porque, dos políticos goianos, é a que mais tem ligação com o presidente Lula da Silva, do PT.

Se Adriana Accorsi não for candidata a prefeita, o campo no PT fica “aberto”. Há ao menos quatro cotados. Há quem postule que Antônio Gomide deveria transferir o domicílio eleitoral para Goiânia, mas aliados postulam que o deputado estadual prefere disputar a Prefeitura de Anápolis (uma pesquisa, feita há poucos dias, mostra o petista como altamente competitivo na cidade vizinha da capital). E há outros três nomes: Edward Madureira, Kátia Maria e Luis Cesar Bueno.

Inquirido pelo Jornal Opção, Edward Madureira foi cauteloso: “A rigor, eu não estava pensando sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito de Goiânia. Mas as pessoas estão especulando a respeito, portanto tenho de refletir sobre o assunto. É preciso discutir no partido, o que ainda não ocorreu. O que posso dizer é que estou disposto a conversar sobre a questão. Ninguém pode ser candidato de si mesmo; então, o partido precisa se posicionar e, também, a sociedade precisa ser consultada. Sou viável eleitoralmente? Somos capazes de montar uma frente política para estruturar uma forte chapa majoritária para ganhar e não apenas para disputar?”

Edward Madureira é considerado um dos melhores reitores da história da UFG. Sua fama de gestor competente e criativo é cantada em verso e prosa na e fora da universidade.