COMPARTILHAR

Placar do primeiro turno da eleição | Foto: Maryanna Oliveira
Placar do primeiro turno da eleição | Foto: Maryanna Oliveira

A batalha entre Rodrigo Maia (DEM) e Rogério Rosso (PSD) tem grandes possibilidades de se repetir em 2018. Os dois são cotados para disputar o governo do DF.Mas Rodrigo, que saiu vencedor da eleição à presidência da Câmara, pode ter que enfrentar certo “fogo amigo”.

Acontece que o deputado Alberto Fraga, que é do DEM do DF, também está na disputa e colaborou para a vitória de Maia. Dizem, pelos corredores do Congresso, que Fraga espalhou boatos sobre Rosso dias antes da votação que elegeu o novo presidente da Câmara.

Isso teria prejudicado Rosso e, logicamente, favorecido Maia. Dessa forma, Maia estaria em dívida com Fraga. Do outro lado também haverá disputa. Tadeu Filippelli, presidente do PMDB do DF, articulou para a vitória de Rosso na Câmara. O trabalho de Filippelli teve dupla intenção.

A primeira foi atender a um pedido pessoal do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que interferiu em favor de Rosso. A segunda foi em favor próprio. Se vence, Rosso ficaria em dívida com Filippelli, o que favoreceria o último em 2018.

Porém, de todos, o que pode sair melhor da história é Rogério Rosso. Ele pode tanto disputar a presidência da Câmara novamente no ano que vem, como ir ao Senado em 2018, visto que é apontado como favorito do partido ao cargo.