COMPARTILHAR

As direitas têm, no momento, três pré-candidatos a prefeito de Goiânia: o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), o ex-deputado federal e empresário Sandro Mabel (União Brasil) e o senador e empresário Vanderlan Cardoso (PSD).

O trio de mosqueteiros planeja enfrentar e derrotar a pré-candidata da esquerda, a deputada federal Adriana Accorsi, do PT.

Com os votos divididos, as direitas assistem, no momento, Adriana Accorsi caminhando para ir para o segundo turno… contra um deles.

Porém, unidas, as direitas podem ganhar no primeiro turno? Até podem. Mas será muito difícil, quem sabe impossível, unir Fred Rodrigues, Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso.

Fred Rodrigues, pré-candidato a vice-prefeito de Goiânia | Foto: Leoiran/Jornal Opção

De qualquer maneira, opera-se nos bastidores uma tentativa de acordão para bancar Sandro Mabel como único postulante das direitas em Goiânia. A articulação dará certo? Difícil, mas não impossível.

Acredita-se que, se as forem com apenas um candidato, no enfrentamento contra Adriana Accorsi, as direitas poderão derrotá-la já no primeiro turno.

Como de hábito, é preciso conversar com os, digamos, russos, quer dizer, com Fred Rodrigues e Vanderlan Cardoso.

A primeira aliança que está se costurando — mas ainda não está costurada — é entre o União Brasil de Sandro Mabel e o PL de Fred Rodrigues.

Adriana Accorsi: pré-candidata a prefeita de Goiânia pelo PT | Foto: Divulgação

Comenta-se que Fred Rodrigues — ou o ex-deputado Major Vitor Hugo — poderá ser vice de Sandro Mabel. Postula-se que até o ex-presidente Jair Bolsonaro, amigo histórico de Sandro Mabel, não veta a aliança. Mas a decisão, teria dito o chefão do PL, cabe não a ele ou ao presidente do partido no Estado, Wilder Morais (que tem mais simpatia por Vanderlan Cardoso), e sim ao deputado federal Gustavo Gayer.

Quanto a Vanderlan Cardoso, que aparece muito bem nas pesquisas de intenção de voto, é bem mais difícil retirá-lo do páreo. Há dois caminhos possíveis. Primeiro, retirar a candidatura do prefeito Fernando Pellozo (para abrir espaço para a pré-candidata Izaura Cardoso, mulher do senador), em Senador Canedo, ou, segundo, garantir uma vaga na chapa majoritária para a reeleição do senador em 2026. Por enquanto, não há nada fechado.

Mas, se a união for firmada, há mesmo a possibilidade de uma vitória das direitas no primeiro turno. Mas, pelo quadro atual, a tendência é que as direitas tenham pelo menos dois candidatos — Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso. Sendo assim, se terá segundo turno. Então, Adriana Accorsi possivelmente irá enfrentar Vanderlan Cardoso ou Sandro Mabel. (E.F.B.)