Políticos da oposição estão impressionados com a desenvoltura do pré-candidato a governador pelo PSDB

O vice-governador José Eliton fez uma escolha surpreendente e certeira | Foto: Renan Accioly

Na semana passada, dois peemedebistas disseram ao Jornal Opção que estão surpresos com a desenvoltura do vice-governador José Eliton, que, mesmo não tendo assumido o governo, já está operando as estruturas da máquina pública ao lado do governador Marconi Perillo. Ambos são do PSDB, e Eliton é o pré-candidato do partido a governador.

Os peemedebistas disseram que, ainda que engessado pelas alianças políticas, Zé Eliton conseguiu montar, no geral, um secretariado de primeira linha. “O que nós podemos falar, de negativo, do ex-governador Irapuan Costa Junior e do promotor Tito Amaral? Nada. Irapuan é um nome qualitativo e sua proposta de uma segurança pública mais dura encontra eco nos clamores da população. A rigor, se for bem-sucedido, pode até prejudicar, politicamente, tanto o MDB do deputado federal Daniel Vilela quanto o DEM do senador Ronaldo Caiado”, afirma um deputado.

Tito Amaral, além de “inatacável”, é visto como competente. Um parlamentar do MDB sugere que, sob sua batuta, a Controladoria deve ficar mais rápida e eficiente, com menos burocracia.
Os aliados de Zé Eliton afirmam que o vice está ganhando mais visibilidade. “Ele tem o perfil do político que os goianos querem — não tem desgaste político e é homem decidido, de rara firmeza. A partir de agora, na medida em que vai se tornando mais conhecido e observado, a tendência é que seja mais bem avaliado pelos eleitores”, afirma Benitez Calil, secretário da Juventude. Sandes Júnior corrobora: “Zé Eliton é o gestor que está levando obras para os municípios, é visto como sério e honesto, e tem preparo intelectual. Assim que começar a aparecer na televisão, antes e durante o programa eleitoral, vai crescer. Goiás é uma ilha de prosperidade no país. Portanto, o bom senso vai prevalecer. O eleitor vai decidir pensando grande”.