COMPARTILHAR

Pré-candidato a deputado federal em Goiás pelo PT, o professor Delúbio Soares — ex-tesoureiro nacional do partido — está articulando em todo o Estado, em busca de formatar dobradinhas.

No Entorno de Brasília, Delúbio Soares estabeleceu uma dobradinha curiosa mas racional com o ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, do PT.

Ocorre o seguinte: há eleitores de Goiás que votam no Distrito Federal e há eleitores do Distrito Federal que votam em Goiás. Por isso, a operação conjunta de Delúbio Soares e Agnelo Queiroz é realmente pertinente.

Delúbio Soares com Lurian Lula da Silva
Lurian Lula, filha do presidente Lula da Silva, e Delúbio Soares | Foto: Divulgação do PT

No final de semana passada, Delúbio Soares comemorou seus 70 anos com uma festa em Brasília, na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), no Plano Piloto. Mais de 900 pessoas compareceram para prestigiá-lo. O local estava tão cheio que um ex-deputado brincou: “Será que o Papel Noel está chegando?” A brincadeira tem a ver com barba branca e a camisa vermelha do mestre petista.

Estiveram presentes na festa de Delúbio Soares: Chico Vigilante, deputado distrital; Érika Kokay, deputada federal e pré-candidata a senadora pelo DF; Geraldo Magela, ex-deputado federal; Guilherme Sigmaringa, presidente do PT no Distrito Federal; Jacy Afonso, presidente da CUT e pré-candidato a deputado distrital; Leandro Grass, presidente do Iphan e pré-candidato a governador do DF pelas esquerdas, e Lurian Lula, filha do presidente Lula da Silva (PT).

Delúbio Soares com Guilherme Sigmaringa e Geraldo Magela
Delúbio Soares com o presidente do PT no Distrito Federal, Guilherme Sigmaringa, e com o ex-deputado federal Geraldo Magela | Foto: Divulgação do PT

Vários dos presentes disseram que Delúbio Soares é uma aposta do PT de Goiás e também do PT nacional — inclusive do presidente Lula da Silva.

O PT de Goiás tem quatro pré-candidatos fortes a deputado federal: Adriana Accorsi, Delúbio Soares, Edward Madureira e Rubens Otoni.

A tese dos petistas é a seguinte: o PT tende a eleger três deputados federais. Na linha de frente estão os favoritos Adriana Accorsi e Rubens Otoni — já deputados federais. Delúbio Soares e Edward Madureira disputam a terceira vaga. (E.F.B.)