Cristiano Ribeiro é o candidato da terceira via a prefeito de Uruaçu

28 janeiro 2024 às 00h01

COMPARTILHAR
Cristiano Ribeiro de Souza, de 47 anos, tem um sonho: ser prefeito de Uruaçu, uma das principais cidades do Norte goiano.
Nascido em Ceres, Cristiano Ribeiro escolheu Uruaçu para viver e trabalhar. Ele é empresário do ramo de telecomunicações-provedor de internet.
Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu, Cristiano Ribeiro diz que, durante a pandemia, os empresários e os trabalhadores “sofreram” muito e raramente foram bem representados pelos políticos.
Se eleito prefeito, o empresário diz que dará atenção especial à educação e à saúde.
No campo da educação, planeja investir em escolas de tempo integral. “A educação é, a rigor, o grande programa social de um governo sério”, frisa.
Uruaçu ganhou, há pouco tempo, um grande hospital regional. Mas o presidente da Aciau tem uma visão diferenciada da questão: “De fato, o hospital é importante, sobretudo para a região Norte. No entanto, a saúde para o morador de Uruaçu não melhorou depois de sua inauguração. O cais foi fechado, por causa da UPA, que também atende moradores da região. Portanto, se eleito, vou reestruturar a saúde do município, com o objetivo de atender melhor, com mais qualidade, os moradores de Uruaçu”.

De acordo com Cristiano Ribeiro, os empresários de Uruaçu reclamam da falta de mão de obra qualificada. “Não temos Senac e Senai no município. Então, se for eleito, vou trabalhar, em tempo integral, para atrair centros profissionalizantes — que possam formar mão de obra qualificada para Uruaçu e municípios vizinhos.”
“Uruaçu precisa de um projeto de crescimento econômico e de desenvolvimento. Mas não quero chegar com um projeto pronto e acabado. Quero e vou ouvir a população. Aliás, já estou ouvindo. As pessoas precisam definir as prioridades do município. Há obras muito necessárias e há obras que, mesmo dispendiosas, não são úteis para a maioria das pessoas. Se eleito, vou investir para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Uruaçu e, ao mesmo tempo, ampliar o desenvolvimento do município.”
A gestão do prefeito Valmir Pedro é avaliada como “positiva” pelo empresário. “Mas é preciso seguir adiante, dar o salto qualitativo, digamos assim.”
No momento, a disputa está polarizada entre os empresários Azarias Machadinho, do MDB, e Ozires Ribeiro, do União Brasil.
Valmir Pedro, um dos mais ativos aliados do ex-governador Marconi Perillo, agora apoia para prefeito Ozires Ribeiro, que é do partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil. Poucas pessoas atacaram tanto o gestor estadual quanto o prefeito de Uruaçu, mas agora ele decidiu apoiar Ozires Ribeiro.
“A incoerência está prevalecendo na política de Uruaçu. Ozires Ribeiro fez discurso ‘atacando’ Valmir Pedro e ‘defendendo’ Machadinho. Como explicará, este ano, o apoio que está recebendo do prefeito? Será que os eleitores vão entender isto? Ozires vai criticar Machadinho e este vai criticar aquele? Na vida, como na política, é preciso ter o mínimo de coerência, senão os eleitores poderão concluir que todos são farinha do mesmo caso”, assinala Cristiano Ribeiro.
Cristiano Ribeiro diz que tem serviços prestados à população. “Machadinho até ajudou a cidade, mas Ozires, até agora, não ajudou”, frisa.
Apontado como “o” candidato da terceira via, Cristiano Ribeiro diz que nunca disputou mandato eletivo. Mas agora percebeu que Uruaçu precisa de sangue novo, de gente com ideias renovadas. Filiado ao partido Novo, ele admite que já foi emedebista “roxo”. “Eu apreciava Iris Rezende como político e gestor. Era um homem que tinha autoridade. Pretendo ser candidato da pacificação, da renovação e da mudança real.” (E.F.B.)