COMPARTILHAR

Experts na política do Distrito Federal dizem que a disputa para governador do Distrito Federal vai começar com uma Leão fraca e um Arruda forte.

Na política não há favas contadas. Mas tudo indicava que a vice-governadora Celina Leão (pP) — que assume o governo daqui a quatro meses, em 4 de abril de 2026 — seria reeleita com facilidade. Por falta de adversários consistentes.

Mas eis que, de repente, surge uma montanha drummondiana no caminho — o ex-governador José Roberto Arruda, do PSD.

whatsapp-image-2025-09-03-at-14-37-48-e1756921669348-768x646
José Roberto Arruda: bomba atômica do Banco Master pode beneficiá-lo | Foto: Redes sociais

Se deixarem Arruda disputar — é hora de permitir que seja candidato —, não há a menor dúvida, de acordo com os experts ouvidos, de que será eleito governador.

Há, claro, a força de Arruda — que, como governador, fez uma gestão considerada eficiente.

Sobretudo, há a história da negociação entre o Banco Master — de Daniel Vorcaro, que está preso (se fizer delação premiada, cai a República, notadamente a do Distrito Federal) — e o Banco de Brasília (BRB). O “negócio”, de avô para neto, envolve inexplicáveis bilhões de reais.

Ibaneis Rocha e Celina Leão: se romper com o governador, a vice pode crescer | Foto: Divulgação

Até agora não se explicou a contento o suposto empenho do governador Ibaneis Rocha por uma aliança entre o Master e o BRB. Porque, em termos de lucrar, só o Master de Daniel Vorcaro sairiam ganhando. O que se sabe é que uma história explosiva vai acabar sendo revelada. O que pode implodir a política de Brasília.

A história revelada do Master & BRB pode destruir a carreira política de Ibaneis Rocha, levando, na enxurrada de denúncias, Celina Leão? Por enquanto, a bem da verdade, não se pode dizer que o apocalipse chegou para a dupla Rocha & Leão. Não há informações contundentes a respeito de falcatruas da dupla.

Leila do Vôlei: senadora pelo Distrito Federal | Foto: Divulgação

Portanto, Celina Leão continua forte para governadora, assim como Ibaneis Rocha continua sólido para senador.

Porém, no caso de uma implosão quase geral, Arruda tende a superar Celina Leão. Há quem postule que, nas próximas pesquisas de intenção de voto, tende a aparecer em primeiro lugar.

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro, do PL, aparecem em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para o Senado. Praticamente empatados. O escândalo do Master não atinge a ex-primeira-dama. Assim, se candidata, tende a ser eleita senadora.

Bia Kicis e Michelle Bolsonaro Foto PL Mulher
Bia Kicis e Michelle Bolsonaro: cotadas para a disputa no DF | Foto: Divulgação do PL Mulher

A dúvida é sobre Ibaneis Rocha. Há quem avalie que o governador, filiado ao MDB — mas aparentemente de saída —, poderá perder terreno para Leila do Vôlei, do PDT, Bia Kicis, do PL, ou Fred Linhares, do Republicanos.

Na campanha, seus adversários devem bater duro na questão nas negociações entre o Master e o BRB. Resta saber se Ibaneis Rocha saberá se defender a contento. Até o momento, não há nada que o implique de maneira grave. Mas o exame dos negócios de Daniel Vorcaro — que mantinha ligação com figuras coroadas da República, como Ciro Nogueira e Antonio Rueda, presidentes, respectivamente, do pP e do União Brasil — poderá ser destrutivo para projetos político-eleitorais de vários políticos. Por enquanto, fala-se em “bomba”. Adiante, pode ser acrescentada a palavra “atômica”. (E.F.B.)