Costa Neto quer Magda Mofatto no PL, mas filiação só sai se Gustavo Gayer aprovar

23 agosto 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
De acordo com um membro do PL, Valdemar Costa Neto estaria articulando a volta da deputada Magda Mofatto, hoje no PRD, ao Partido Liberal.
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto tem condições de emplacar a aliada e amiga milionária no PL.

Porém, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria dito, antes da prisão domiciliar, que a direção nacional não deve atropelar a autoridade do deputado federal Gustavo Gayer em Goiás. Por quê? Porque o parlamentar é, dos deputados goianos, o que o defende de maneira mais contundente.
Então, se prevalecer a ideia de que Gustavo Gayer é o principal protegido de Jair Bolsonaro em Goiás — ao lado ou um pouco acima do vereador Major Vitor Hugo, do PL —, Magda Mofatto dificilmente conseguirá retornar ao PL.

Um gustavista disse a um repórter do Jornal Opção: “Não há nada pessoal contra Magda Mofatto. Mas por que vamos organizar uma chapa para elegê-la? Nós precisamos eleger aqueles que apoiam, de maneira efetiva, Bolsonaro e suas ideias”.
Política pragmática, Magda Mofatto só ficará no PRD se conseguir montar uma chapa consistente para deputado federal. Sem isto, acabará saindo do partido. Pode ser para o PL, com o qual tem identidade real e, sim, sempre defendeu Jair Bolsonaro, ao contrário do que sugere o bolsonarismo radical. Mas também pode ser para outro partido, como o Republicanos.
O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, estuda a possibilidade de se filiar ao PRD ou ao Solidariedade. Se isto acontecer, ele levará pré-candidatos para a federação dos dois partidos. Se isto acontecer, Magda Mofatto poderá permanecer no PRD. (E.F.B.)