COMPARTILHAR

De acordo com um membro do PL, Valdemar Costa Neto estaria articulando a volta da deputada Magda Mofatto, hoje no PRD, ao Partido Liberal.

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto tem condições de emplacar a aliada e amiga milionária no PL.

Valdemar Costa Neto: presidente nacional do Partido Liberal | Foto: Reprodução

Porém, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria dito, antes da prisão domiciliar, que a direção nacional não deve atropelar a autoridade do deputado federal Gustavo Gayer em Goiás. Por quê? Porque o parlamentar é, dos deputados goianos, o que o defende de maneira mais contundente.

Então, se prevalecer a ideia de que Gustavo Gayer é o principal protegido de Jair Bolsonaro em Goiás — ao lado ou um pouco acima do vereador Major Vitor Hugo, do PL —, Magda Mofatto dificilmente conseguirá retornar ao PL.

Gustavo Gayer: deputado federal do PL | Foto: reprodução

Um gustavista disse a um repórter do Jornal Opção: “Não há nada pessoal contra Magda Mofatto. Mas por que vamos organizar uma chapa para elegê-la? Nós precisamos eleger aqueles que apoiam, de maneira efetiva, Bolsonaro e suas ideias”.

Política pragmática, Magda Mofatto só ficará no PRD se conseguir montar uma chapa consistente para deputado federal. Sem isto, acabará saindo do partido. Pode ser para o PL, com o qual tem identidade real e, sim, sempre defendeu Jair Bolsonaro, ao contrário do que sugere o bolsonarismo radical. Mas também pode ser para outro partido, como o Republicanos.

O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, estuda a possibilidade de se filiar ao PRD ou ao Solidariedade. Se isto acontecer, ele levará pré-candidatos para a federação dos dois partidos. Se isto acontecer, Magda Mofatto poderá permanecer no PRD. (E.F.B.)