Como ficará a chapa do PT para deputado federal sem Adriana Accorsi?
07 março 2026 às 21h00

COMPARTILHAR
O PT de Goiás tem, no momento, quatro pré-candidatos consistentes para deputado federal: Adriana Accorsi, Delúbio Soares, Edward Madureira e Rubens Otoni.
Adriana Accorsi e Rubens Otoni são deputados federais e os políticos mais expressivos do PT em Goiás.
Mesmo afirmando que não quer, Adriana Accorsi pode ser candidata a governadora de Goiás — a pedido do presidente Lula da Silva e do presidente nacional do PT, Edinho Silva. O PT espera que sua principal líder no Estado não fuja da raia.

Entretanto, se Adriana Accorsi não for candidata a deputada federal, o PT corre o risco de eleger apenas um deputado federal — Rubens Otoni.
Em 2022, o PT elegeu Adriana Accorsi, com quase 100 mil votos, e Rubens Otoni, com pouco mais de 83 mil votos. O partido só elegeu dois parlamentares por causa da votação de Edward Madureira — 54.952 votos (os demais candidatos, juntos, obtiveram 27 mil votos).
Sem Adriana Accorsi, a puxadora de votos, como ficará o PT para deputado federal? Numa situação difícil. Rubens Otoni e Edward Madureira possivelmente terão uma votação expressiva. Porém, para eleger dois deputados, o partido vai depender da votação de Delúbio Soares.

Delúbio Soares é uma incógnita. Porque, tendo o apoio do presidente Lula da Silva, tanto poderá ser muito bem votado quanto decepcionar.
No caso de fazer dois deputados, com Adriana Accorsi fora do páreo, quem irá para a Câmara? Rubens Otoni e Edward Madureira, provavelmente. Mas há quem, no PT, aposte que Delúbio Soares pode ser a grande zebra e se tornar o mais votado. (E.F.B.)

