COMPARTILHAR

Chapa dos sonhos da oposição pode incluir Caiado pro governo e Delegado Waldir e Kajuru pro Senado

Senador Ronaldo Caiado, possível candidato do DEM a governador de Goiás em 2018 | Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

Os líderes do PMDB acreditam que o senador Ronaldo Caiado não dará conta de montar uma chapa majoritária para disputar o governo de Goiás em 2018 e, deste modo, terá de apoiar o candidato do partido, o deputado federal Daniel Vilela ou o ex-governador Maguito Vilela. De fato, o líder do DEM terá dificuldade de articular uma chapa eleitoralmente consistente para a próxima eleição, sobretudo pela falta de bases políticas no interior.

Waldir Soares: hoje está no PR, mas é um político independente | Foto: Reprodução

Mas há quem aposte que a chapa majoritária dos sonhos de Ronaldo Caiado pode ser a seguinte: ele para governador, Alcides “Cidinho” Rodrigues na vice e o vereador Jorge Kajuru, do PRP, e o deputado federal Waldir Delegado Soares para senador. Uma chapa forte? Tudo indica que sim, além de extremamente popular.

Vereador Jorge Kajuru: postular disputar mandato de deputado federal, mas é cotado para o Senado/Fernando Leite

Waldir Soares permanece filiado ao PR da deputada federal Magda Mofatto, mas a tendência é que, sentindo-se desconfortável, saia do partido, ainda este ano. O PMDB, segundo o deputado José Nelto, está de olho grande no passe do delegado. Ele poderia se filiar ao DEM ou a um partido aliado do senador Ronaldo Caiado? O parlamentar nunca se pronunciou a respeito. Nas conversas com o Jornal Opção, sempre franco e incisivo, admite o desconforto no PR, mas não garante que está de saída.

Alcides Rodrigues sempre diz que está aposentado, mas pode voltar à política

Jorge Kajuru nunca manifesta interesse em disputar mandato de senador. Ele tem afirmado que será candidato a deputado federal.

Há outro nome que deve tende a compor com Ronaldo Caiado. O marqueteiro Jorcelino Braga articulou o marketing da campanha de Iris Rezende e estaria próximo de Daniel Vilela, mas é amigo de longa data do senador.

A aliados, Jorcelino Braga tem sugerido que, para tentar ganhar do candidato do governo e não apenas competir pela sexta vez — o PMDB perdeu cinco vezes consecutivas para a aliança tucano-pepista —, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela deveriam se unir.