COMPARTILHAR

Advogado sugere que pintou desespero na chapa de PP, por isso os ataques mais acentuados aos adversários

Não há a menor dúvida de que a chapa de Pedro Paulo Medeiros tem advogados de alta qualidade — assim como as chapas de Rafael Lara, Rodolfo Otávio e Valentina Jungamann. A disputa pelo comando da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás revela, acima de tudo, a alta qualidade da advocacia goiana.

Entretanto, sem fazer juízo de valor, até porque se reconheceu acima a qualidade dos advogados de todas as chapas, vale fazer uma pergunta, quiçá de 1 milhão de euros: em que, exatamente, a chapa de Pedro Paulo Medeiros representa o novo, a renovação? Nem mesmo o chefão da chapa tem a ver com renovação, pois sempre atuou como um dos homens do núcleo duro da velha e onipresente OAB Forte.

Nada mais “velho” do que um grupo que se propõe “renovar” aquilo que, quando no poder, nunca quis renovar

Com duas fotografias nas mãos, um repórter pediu a um cirurgião plástico, em tom de blague, que as examinasse. Depois de olhar com atenção, o especialista disse: “As fotografias indicam que alguns botoxs precisam ser ‘retocados’”. Como assim?, perguntou o repórter — sem entender direito o que estava ouvindo. “O que estou dizendo que é, pelas fotografias, dá para perceber que alguns homens e mulheres fizeram botox.” O médico sugeriu que ao menos uma foto está “muito retocada”. De fato, numa delas, Pedro Paulo está parecendo um jovem de 30 anos.

Pedro Paulo Medeiros: o advogado diplomático e elegante está permitindo que seus aliados excedam no ataque aos adversários | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O que começou com uma brincadeira, resultando num diagnóstico sério — por sinal, não se está fazendo nenhuma crítica a quem faz botox —, serve também, de maneira metafórica (ma non tropo), para interpretar a chapa de Pedro Paulo Medeiros. Trata-se de um grupo “velho”, que mandou durante anos na OAB-Goiás e que agora quer voltar ao poder, com ou sem botox. Nada mais “velho” do que um grupo que se propõe “renovar” aquilo que, quando no poder, nunca quis renovar.

Há um terceiro aspecto. Nas redes sociais, numa campanha aparentemente orquestrada, aliados de Pedro Paulo Medeiros atacam seus adversários — notadamente Rafael Lara — num tom acima do esperado. A turma de Pepê perdeu a elegância e a fleuma. O que revela desespero.

“Pepê vai jogar a toalha? Não se sabe. Porém, como sabe que tem poucas chances de ser eleito, adotou uma artilharia pesada, mas, na prática, pouco funcional. As pesquisas que certamente faz mas não divulga contêm os dados reais: não é o primeiro colocado e, sobretudo, não está crescendo. Está estagnado e, se brincar, pode cair para o terceiro lugar”, afirma um advogado que já foi aliado da OAB Forte.” Hoje o nome mudou, mas é a mesma OAB Forte.”