COMPARTILHAR

O Jornal Opção conversou com seis bolsonaristas. Um do Rio de Janeiro. Dois de Brasília. Três de Goiânia. Quatro por meio de whatsapp e dois presencialmente. A todos o repórter fez a mesma pergunta: quem será o candidato a presidente da República apoiado por Jair Bolsonaro, do PL?

Antes, o repórter disse que, segundo as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, uma coisa está “definida”. Tarcísio de Freitas será candidato à reeleição.

Posto o esclarecimento, os seis bolsonaristas, sem que nenhum tivesse conversado com outro, divergiram do repórter. A seguir, será apresentada uma síntese do que disseram.

1

De acordo com as seis fontes, Jair Bolsonaro não abre mão de uma chapa: Tarcísio de Freitas para presidente da República e Michelle Bolsonaro na vice.

Ante o espanto do repórter — “não é o que está na mídia” —, as fontes acrescentaram: a chapa Tarcísio de Freitas-Michelle Bolsonaro está fechada. Porque “será” a chapa de Jair Bolsonaro e do bolsonarismo.

2

O repórter insiste: “Eduardo Bolsonaro não aprova a candidatura de Tarcísio de Freitas para presidente da República”.

Eduardo_Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro: o jogo não passa pelo menino de Jair | Foto: Reprodução

As fontes garantem que, apesar de fazer “muito barulho”, Eduardo Bolsonaro “não tem poder algum”. Nem mesmo teria dinheiro, se não fosse o envio de dólares por Jair Bolsonaro, para se manter nos Estados Unidos, com casa alugada e custos adicionais muito altos.

No dizer dos bolsonaristas, Eduardo Bolsonaro radicaliza, mas, na hora agá, segue as ordens do pai. As fontes postulam que Jair Bolsonaro trata os filhos como membros de um exército, altamente hierarquizado — daí Zero 1, Zero 2, Zero 3 e Zero 4.

Tarcísio de Freitas é visto como o Zero 5. Não é filho, mas Jair Bolsonaro mantém uma relação paternal com o governador de São Paulo.

3

As fontes bolsonaristas sustentam que o recuo de Tarcísio de Freitas é tático. O repórter contrapõe: “Não parece. Tarcísio não está animado a disputar a Presidência da República e teme perder para Lula da Silva”.

As fontes dizem que, se Tarcísio de Freitas não for candidato a presidente da República, deixando de seguir a determinação do “capitão” Jair Bolsonaro, o PL poderá lançar candidato a governador em São Paulo.

O repórter frisa: “Me parece uma hipótese altamente improvável”. As fontes admitem que “sim”, mas acrescentam que não há outro caminho para o governador de São Paulo. Quer dizer, “será” candidato a presidente. “Vai ser empurrado.”

As fontes dizem que Jair Bolsonaro havia articulado a candidatura de Michelle Bolsonaro a senadora pelo Distrito Federal. Mas, para fortalecer Tarcísio de Freitas, decidiu bancá-la para vice.  

4

Há alguma alternativa a Tarcísio de Freitas? Os seis bolsonaristas disseram que não. Jair Bolsonaro não cogitou em nenhum momento trocar Tarcísio de Freitas por Ratinho Júnior. O pai do governador do Paraná, Ratinho (Carlos Roberto Massa), já esclareceu que ele será candidato a senador, pois não quer correr risco de ficar sem mandato. É o que dizem os bolsonaristas.

Ratinho Júnior Foto Divulgação
Ratinho Júnior: tendência é disputar mandato de senador no Paraná | Foto: Divulgação

O repórter assinala: “Gilberto Kassab diz que Ratinho Júnior será o candidato do PSD a presidente da República”. Os bolsonaristas dizem que o presidente do PSD não é bolsonarista e não decide por Jair Bolsonaro. Uma das fontes afirma que há um “mal-estar” entre Jair Bolsonaro e Gilberto Kassab. Ciúmes. Porque o ex-presidente considera que o secretário do governo de São Paulo opera para afastar Tarcísio de Freitas de seu principal líder.

Em seguida, o bolsonarista de Brasília frisa: “Ratinho Júnior terá coragem de sair candidato sem o apoio declarado de Jair Bolsonaro?” O repórter pergunta: “Qual é a resposta?” A fonte diz: “A resposta é não”.

5

Sóstenes Cavalcante foto Câmara dos Deputados
Sóstenes Cavalcante: deputado e pastor seria um dos operadores da chapa Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro | Foto: Câmara dos Deputados

Ao final da conversa, o repórter disse aos seis interlocutores: “Não dá para acreditar, ao menos por enquanto, que Tarcísio de Freitas vai trocar uma reeleição relativamente segura por uma disputa muito difícil contra um profissional como Lula da Silva, do PT”.

Os seis interlocutores disseram que contaram ao Jornal Opção o que rola nos bastidores da política, notadamente do bolsonarismo de Jair Bolsonaro, e não o que rola nas páginas e telas dos jornais.

Um deles, de Brasília, acrescentou: “Entreviste o deputado federal Sóstenes Cavalcante. Ele sabe que a chapa bolsonarista terá a dupla Tarcísio de Freitas e Michelle de Freitas”. (E.F.B.)