Batalha pra vereador em Rio Verde terá MDB, PSB, DEM, PDT, PP e PSD como protagonistas

01 abril 2020 às 18h47

COMPARTILHAR
O Patriota também está no jogo. Chapa bancada pelo PSB tem nomes pesados. PDT tem o vereador mais bem votado de 2016
Rio Verde tem 21 vereadores e, claro, nem todos serão reeleitos — e ao menos um deles, Elecir Casagrande, é apontado por seus pares como “inelegível”. Mas a tendência é que é alguns, até muitos, sejam reeleitos. Tanto que os principais partidos trabalham, de maneira intensa, para conquistar o passe político dos vereadores. Há quem aposte em renovação de 20 a 30% dos quadros da Câmara. Mas há quem fale em até 50%.
Ressalve-se que, além dos candidatos que já são vereadores, os partidos vão bancar vários outros. Uma das dificuldades dos partidos tem sido conseguir mulheres para cumprir a cota exigida por lei.
1 — MDB

O MDB tem quatro vereadores — Leonardo Fonseca, Lúcia Batista, Marussa Boldrin e Cabo Moraes. O partido aposta que, ao compor com um postulante à prefeitura que considera forte, Juraci Martins (PSD), tem chance de eleger, além dos quatro, mais vereadores.
2 — PSB

O PSB do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, tem dois vereadores — Elvis do Hospital dos Brinquedos e Ronaldinho Cruvinel (tem ligação com Paulo do Vale) — e outros nomes para a disputa, como James Borges (cunhado de Lissauer Vieira), Leonardo Veloso, Maria José e Sandro Moretti (cunhado do Padre Ferreira). Estão dizendo que se trata da “chapa da morte”. “Os tubarões do grupo vão ‘devorar’ as sardinhas”, afirma um vereador.
3 — PP

O PP tem quatro vereadores — Andresa Martins, Marlos Marques, Iran Cabral e José Antônio Pacheco Pereira, o Batoré. O partido apoia a reeleição de Paulo do Vale. Eduardo Pereira Ribeiro, aliado do prefeito, controla o partido. “O ex-deputado Heuler Cruvinel pode até permanecer no partido, mas não manda mais em nada”, afirma um membro do Progressistas.
4 — PSD

O PSD tem três vereadores — Manoel Pereira, Soldado Fernando e Orestes Ferreira. O partido vai bancar Juraci Martins para prefeito. Ter o candidato a prefeito acaba por fortalecer os candidatos a vereador.
5 — DEM

O DEM tem três vereadores — Lindomar Neves, Zé Henrique e Lucivaldo Medeiros. O partido vai bancar a reeleição de Paulo do Vale para prefeito. A chapa é forte sobretudo porque tem o prefeito, quer dizer, a máquina.
6 — Patriota

O Patriota tem três vereadores: Soldado Ubiratan, Idelson Mendes e Luiz Encanador. O partido apoia a reeleição do prefeito Paulo do Vale.
7 — PDT

O PDT do deputado estadual Karlos Cabral conquistou a filiação do vereador Luciano Perpétuo (era filiado ao PSB) — o mais bem votado na disputa eleitoral de 2016.
Postulantes mais conhecidos do partido: Geraldo Neto, Edezito, Luciano Perpétuo, Vampeta, Júlio da Ferragista, Sonailton, Eliene (ex-vereadora).
Leia mais sobre sobre a chapa do PDT
Karlos Cabral: PDT tem chapa pra vereador em Rio Verde, inclusive o vereador mais bem votado