O ex-deputado é fortemente cotado para a disputa, mas ainda não se decidiu. A vereadora é bancada pelo prefeito

Jean Carlo (PSDB): ex-deputado estadual e primeiro suplente de deputado federal | Foto: Alego

Há indícios de que a eleição para prefeito de Itaberaí será plebiscitária: será a candidata do prefeito Roberto Silva (PP) contra o candidato da cidade.

Roberto Silva fez uma primeira gestão de qualidade, mas a segunda, envolta em escândalos – que poderá lhe custar os direitos políticos –, dinamitou sua popularidade. O prefeito vai bancar a candidatura da presidente da Câmara Municipal, Janayna Wolpp Lúcio, do PTB.

Janayna Wolpp é jovem e não tem desgaste pessoal cristalizado, mas, bancada por Roberto Silva, tende a absorver seu desgaste. Entretanto, candidato da máquina sempre tem alguma força. Porque não falta dinheiro na campanha.

A oposição tem vários nomes. A ex-prefeita Rita de Cássia, que deve trocar o PSDB pelo PRB, é bem-vista. Quando gestora municipal, preocupou-se com o social, então tem um recall positivo.

Janayna Wolpp Lúcio, vereadora em Itaberaí | Foto: Divulgação da Câmara

O MDB planeja bancar Ludmilla Loyola, filha do ex-deputado estadual e médico Telmo Loyola. Os dois são pessoas conceituadas no município. O Patriota deve lançar Wagner Ribeiro.

O fato novo pode ser a candidatura do ex-deputado estadual e primeiro-suplente de deputado federal Jean Carlo. Com aliados em vários partidos da cidade, Jean Carlo é considerado uma espécie de pule de dez. Mas ainda não definiu se terá projeto político para 2020.

Há quem aposte que a grande batalha será entre Janayna Wolpp, a candidata do prefeito, e Jean Carlo, o candidato da cidade. Um “frentão do bem” pode ser reunido para “desalojar” Roberto Silva da prefeitura. Porque, se Janayna Wolpp for eleita, Roberto Silva continuará governando, ainda que por vias indiretas.