Mal o secretário do Entorno de Brasília, Pábio Mossoró, do MDB (a caminho do Podemos), anunciou que não será candidato a deputado estadual, e sim a deputado federal — para preservar a aliança com a deputada estadual Zeli Fritsche, do União Brasil —, e a política de Valparaíso de Goiás, município com quase 100 mil eleitores, deu uma reviravolta.

Wagner Paixão vice prefeito de Valparaíso 1
Wagner Paixão: vice-prefeito de Valparaíso de Goiás | Foto: Reprodução

No lugar de se firmar como candidata à reeleição, Zeli Fritsche começa a ser questionada pela base do prefeito Marcus Vinicius Mendes Ferreira, do MDB.

Na base de Marcus Vinicius — um prefeito que “opera mais a gestão do que a política”, de acordo com um vereador — surgiram, de repente, pelo menos quatro novos pré-candidatos a deputado estadual: Afrânio Pimental, secretário de Cultura; Wagner Paixão, vice-prefeito; Walison Lacerda, presidente da Câmara Municipal; e o filho de um vereador (a redação não conseguiu apurar seu nome).

Afrânio Pimentel é de Valparaíso
Afrânio Pimentel: secretário de Cultura | Foto: Reprodução

Afrânio Pimental, Wagner Paixão e Walison Lacerda são nomes considerados mais fortes do que Zeli Fritsche. Porque contam com mais estrutura política e financeira. De acordo um vereador, dos 13 vereadores 10 não querem apoiar a reeleição de Zeli Fritsche. “Ela parece evitar contato com os líderes locais”, assinala o vereador.

Mas será candidato aquele que obtiver o apoio do prefeito Marcus Vinicius. Um aliado do gestor municipal afiança que ele não vai apoiar dois candidatos. Será Zeli Fritsche ou um dos citados acima. “Lançar dois candidatos é cavar uma derrota para ambos. Mas a derrota também será do prefeito”, afirma um vereador.

Zeli Fritsche | Foto: Jornal Opção
Zeli Fritsche: deputada estadual | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção

Uma liderança local afirma que, “entusiasmada com Goiânia, com seus aliados da capital, Zeli Fritsche está esquecendo que só é forte na corte quem é forte na província. A deputada precisa ficar mais atenta aos acontecimentos de Val. Por que fazer eventos em Cidade Ocidental e não na cidade que a elegeu?”. (E.F.B.)