COMPARTILHAR

A campanha eleitoral está chegando na reta final e os nervos estão à flor da pele, especialmente para os candidatos proporcionais e ao Senado — que precisam decidir suas vidas num só turno. É agora que se separam os homens dos meninos. Em outras palavras, distinguir os que têm ou não têm fôlego para as últimas semanas. É também a hora em que desponta o trabalho de quem se organizou melhor e sua campanha passa a ficar mais nítida nas ruas.

Um exemplo é o de Alexandre Baldy, candidato a deputado federal pelo PSDB, que deu grandes demonstrações de força nos últimos dias. A mais destacada foi na inauguração do comitê de Mar­coni Perillo, em Anápolis, na quinta-feira, 11.

O governador, candidato à reeleição, levou milhares de anapolinos ao chamado Espaço 45, no centro da cidade. Para isso, foram convocados candidatos de todos os partidos da base, que possuem trabalho em Anápolis. Todos atenderam mas, como muitas pessoas observaram, foi a equipe e o material de Baldy que mais se destacaram no evento.

Marconi retribuiu o esforço do correligionário e o manteve ao seu lado no palanque, enquanto discursou para a multidão. Analistas apostam que Baldy terá em Anápolis uma grande votação, muito acima do que os candidatos a deputado federal da base marconista alcançaram nas últimas eleições. Segundo um ex-vereador da cidade, Baldy é “leve e tem tudo a ver com a Anápolis”. Ele se refere ao fato de o jovem tucano, ex-secretário de Indústria e Comércio, ser industrial com investimento na cidade e sua família ser anapolina.

A força de Baldy também ficou nítida nas diversas carreatas realizadas pela campanha do governador nas últimas semanas. Em uma delas, em Aparecida de Goiânia, chamada de “gigante” por um candidato a deputado estadual, lá estava ele ao lado do governador no carro principal. “Baldy vai impressionar pela quantidade de votos que vai ter em Goiânia e na Região Metropolitana”, diz o mesmo candidato. “É a força da renovação.”