COMPARTILHAR

O Avante vive uma contradição. Em termos nacionais, o partido é de esquerda ou de centro-esquerda. Os deputados André Janones e Luís Tibé, ambos de Minas Gerais, são aliados do presidente Lula da Silva, do PT.

Luís Tibé é o presidente do Avante, que apoiará a reeleição de Lula da Silva para presidente, em 2026, daqui a um ano e um mês.

Em Goiás, porém, o Avante é de direita. O presidente do partido no Estado, Thialu Guiotti, tem alergia à palavra esquerda, de acordo com um membro do partido.

vereador-Thialu-Guiotti
Thialu Guiotti: Avante em Goiás pode sofrer intervenção? | Foto: Divulgação

O que o Avante nacional fará com o Avante em Goiás? Não se sabe. O certo é que o partido subirá no palanque de Lula da Silva. Então, há risco de intervenção para retirar Thialu Guiotti da presidência?

Não dá para saber. Até porque, sem Thialy Guiotti, o partido ficará fraco no Estado. Porque é seu principal operador em Goiás e no interior. O partido, inclusive, tem deputados estaduais. Um deles, Gugu Nader, planeja sair.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, do União Brasil (a caminho do PRD), abriu diálogo com o Avante, por meio de Thialu Guiotti e de Luís Tibé. Porém, quando percebeu a aliança do partido com Lula da Silva, caiu fora, optando por abrir diálogo com a federação PRD&Solidariedade. (E.F.B.)