Atlético e Goiás vão bem na Copa do Brasil. Mas coronavírus vai “travar” o futebol em 2020

13 março 2020 às 12h39

COMPARTILHAR
O governo agiu certo ao exigir que os jogos não podem contar com torcida. Trata-se de uma medida preventiva
Cilas Gontijo
Na quarta-feira, 11, jogando em Goiânia, no Estádio Olímpico, o Atlético Clube Goianiense conseguiu um excelente resultado ao bater o São Jose (RS) por 2 x 0 pela terceira fase da Copa do Brasil. O resultado dá ao Dragão uma certa tranquilidade para o jogo de volta — que será em Porto Alegre, na quarta-feira, 18. Porque, mesmo se perder até por um gol de diferença, estará classificado para a quarta fase da competição.
O time, que está liderando o Campeonato Goiano, com 20 pontos — um a mais que o segundo colocado, o Jaraguá —, também vem fazendo bonito na Copa do Brasil. Se passar de fase, pode embolsar 2 milhões de reais. Dinheiro que ajudará muito as necessidades do clube.

Outro time goiano que também vem fazendo bonito na competição nacional é o Goiás Esporte Clube. Na quinta-feira, 12, jogando no Rio de Janeiro, em São Januário, contra o todo-poderoso Vasco da Gama, venceu por 1 x 0. Com gol no primeiro tempo marcado pelo zagueiro Fábio Sanches.
Se o Vasco vai bem ou mal, isso não vem ao caso; o fato é que o Verdão conseguiu segurar a pressão vascaína até o último segundo do jogo. Como disse Rafael Moura, atacante esmeraldino, “tiramos forças não sei de onde”. Com certeza, foi o melhor jogo do time nesta temporada — e é exatamente isso que sua torcida quer ver, um time que, quando não der pela técnica, ganha pela força e pela garra.
O Goiás receberá o time carioca no jogo de volta em Goiânia, no Estádio Olímpico, quarta-feira, 18, às 21h30. Se conseguir se classificar para a quarta fase, embolsará mais 2 milhões de reais.
A parte triste dos jogos de volta dos times goianos é porque os jogos, em Goiânia, serão com portões fechados por causa do surto do Covid-19 (coronavírus). Há casos confirmados em Goiânia e Rio Verde.
O governo goiano determinou que os jogos no estado sejam todos sem a presença da torcida — para qualquer competição, incluindo o Goianão. Na verdade, os torcedores já não estavam comparecendo, ao menos não em grande proporção.
Brincadeira à parte, a decisão do governo do Estado foi acertada. Neste momento turbulento de incertezas, agiu de maneira sábia, preventiva. Noutros países (da Europa), mais atingidos, a medida já havia sido tomada. Alguns jogos foram inclusive cancelados.
Já se cogita até de a Eurocopa não acontecer neste ano. Voltando em 2021. A Conmebol cancelou os primeiros jogos das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 e da Libertadores. Tratam-se dos jogos do dia 15 ao dia 21 de março. E por tempo indeterminado
Até mesmo os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, previstos para 24/07, está ameaçado de não acontecerem. Na fórmula 1, o GP da Austrália, que aconteceria próximo domingo, foi cancelado.
O momento é de cautela e prudência em todo o mundo, até que tudo isso passe e as coisas voltem ao normal.
Cilas Gontijo é comentarista esportivo.